Proposta do deputado do PSD prevê prioridade absoluta na realização de exames de radioterapia, ressonância magnética e tratamento de quimioterapia nos hospitais da rede pública.

Especialistas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam que em 2014 serão registrados 892.250 mil novos casos de câncer no Brasil. E a grande maioria dessas pessoas serão tratadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já que somente pouco mais de 23% da população têm plano de saúde, de acordo com dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar.

A cura da doença ou mesmo uma sobrevida com qualidade dependem não só da realização de tratamentos rádio e quimioterápicos, mas principalmente de diagnósticos precoces. O problema é que a fila de espera para a realização de exames e tratamento é imensa e no caso de tumores mais agressivos, o paciente não pode esperar porque o tumor cresce e o tratamento possivelmente não será tão eficaz quanto se começasse ainda no início. Em estágio avançado, o tratamento torna-se muito mais dispendioso ao sistema de saúde.

Foi pensando neste quadro que o deputado estadual Milton Vieira elaborou o projeto de lei Fila Zero, que prevê prioridade absoluta na realização de exames de radioterapia, ressonância magnética e tratamento de quimioterapia nos hospitais da rede pública em pacientes diagnosticados com câncer. “Hoje, por exemplo, há demora de até um ano para a realização de exames e para o tratamento com a quimioterapia. E dependendo do tipo de câncer, ele pode avançar muito e levar o paciente a óbito enquanto aguarda na fila”.

O projeto de lei Fila Zero já foi aprovado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo e está para ser votado.

“Pretendemos diminuir o sofrimento dessas pessoas que em razão do longo tempo de espera, na maioria das vezes, têm uma piora no seu quadro clínico, obrigando a rede pública a gastar muito mais dinheiro com as internações e cirurgias de emergência. Tudo em razão da demora para diagnosticar doenças que poderiam ter sido tratadas com antecedência”, diz ele.

Para saber mais a respeito da atuação parlamentar do deputado acesse www.miltonvieira.com.br