Gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) investe no bem-estar e na saúde das moradoras em situação de vulnerabilidade no município da Grande São Paulo. Medida também vai evitar que estudantes faltem às aulas por não terem itens de higiene

O prefeito Rogério Franco

 

O prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), enviou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que vai garantir a distribuição de absorventes higiênicos para alunas de baixa renda da cidade da Grande São Paulo, com população estimada pelo IBGE em 257 mil habitantes. A iniciativa faz parte do projeto Sempre Mais Livre, que beneficiará estudantes da rede municipal inscritas no CadÚNico — cadastro do Governo Federal que reúne famílias em situação de vulnerabilidade social — além de mulheres em situação de acolhimento ou de rua. Em casos excepcionais, poderão ser beneficiadas meninas com menos de nove anos que já tenham iniciado o ciclo menstrual.

Caso seja aprovado pelo Legislativo, o projeto será implantado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Saúde. “Esse programa tem um foco na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida das meninas e das mulheres. No caso das estudantes, terá impacto direto no combate à evasão escolar, pois as meninas de famílias carentes, em alguns momentos, acabam não indo à escola no período menstrual por não terem acesso ao absorvente. É mais que um programa social, é um programa de saúde e educação”, destacou o prefeito.

Ainda segundo Franco, a Prefeitura pretende realizar palestras para orientar as jovens sobre a menarca (primeira menstruação) e organizar campanhas educativas. Além disso, a administração planeja promover pesquisas para verificar a demanda por absorventes na cidade.