Encontro regional reuniu um público de cerca de 200 pessoas, que debateu por mais de duas horas a importância de se ampliar e consolidar as conquistas das mulheres, com destaque para o combate à violência e a exigência de mais segurança e melhores condições de trabalho.
Alda Marco Antonio, coordenadora do PSD Mulher.

Alda Marco Antonio, coordenadora do PSD Mulher.

O Encontro Regional promovido pelo PSD Mulher na cidade de Cotia reforçou as preocupações que a militância do partido tem com a defesa de bandeiras femininas. Um público de cerca de 200 pessoas, em sua maioria feminino, debateu durante mais de duas horas a importância de se ampliar e consolidar as conquistas das mulheres, com destaque para o combate à violência e a exigência de mais segurança e melhores condições de trabalho.

Eliana Toledo, uma das participantes do Encontro, se apresentou como mãe e reivindicou mais segurança e estrutura para a criação dos filhos. “Como mãe, minha maior preocupação é com a segurança. Espero, quem sabe, que pelo menos meus netos tenham uma segurança melhor do que a que temos hoje”, afirmou. Para ela, a falta de estrutura de Educação prejudica as mães de famílias mais carentes. “Basta sair de casa para vermos a exploração do trabalho infantil, com crianças espalhadas pelos faróis. Precisamos ter escolas em tempo integral.”

Angela Maluf defendeu o funcionamento 24 horas das Delegacias da Mulher. “As mulheres não são agredidas apenas no horário comercial”, justificou. Ela ainda sugeriu a luta por mais programas de capacitação.

076

O Encontro recebeu a visita de Solange, líder de um grupo que desenvolve o trabalho de reciclagem de lixo no bairro Caputera, em Cotia. Ela pediu melhorias nas condições de trabalho da comunidade, apontando a falta de estrutura de apoio, como creches, e o prejuízo causado por obras que atrapalham o trabalho na região. Solange relatou a dramaticidade de muitas mulheres que são chefes de família na comunidade e enfrentam gravíssimos problemas, como a gravidez precoce e o alcoolismo e violência dos companheiros.

As sugestões dadas na reunião serão levadas ao trabalho do Programa de Governo que o PSD prepara para apresentar à sociedade na campanha eleitoral. Há cerca de um mês, o partido lançou as pré-candidaturas de Gilberto Kassab ao Governo de São Paulo e de Alda Marco Antonio para vice.

Alda, como dirigente nacional do PSD Mulher, coordenou os debates. Ela teve ao seu lado o presidente do PSD de Cotia e pré-candidato a deputado federal, vice-prefeito Moisés Cabrera; o presidente do partido em Osasco, Lau Alencar; o vereador paulistano e pré-candidato a deputado estadual José Police Neto; e Délbio Teruel, pré-candidato a deputado federal pelo PSD.

Aumento da conscientização política entre as mulheres

Alda falou aos presentes sobre a necessidade de as mulheres terem maior participação na política. Ela tem certeza de que uma maior participação feminina na política certamente poderá ajudar a humanizar a sociedade. “Cotidianamente, somos colocadas diante de notícias horríveis sobre barbaridades em nossas cidades. Para mudar isso, é preciso que todos nós participemos das discussões dos problemas que afligem as pessoas. Queremos um mundo de paz, de prosperidade.”

Para Alda, a caminhada até esse objetivo passa pela atuação partidária de todos. “Quem despreza a política, despreza a própria vida.” Ela lembrou que o PSD é o primeiro partido a fazer uma campanha maciça pelas mulheres na política. “E isso nos impõe um desafio. A mulher pode ser a melhor mãe, a melhor profissional e, a partir de agora, terá de ser também a melhor política”, concluiu.