Comissão provisória decidiu não fazer aliança na eleição majoritária e escolheu o professor Alberto Rizzoni e o médico Élcio Hirano como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente

O professor Alberto Rizzoni e o médico Élcio Hirano

Em Jaguariúna, cidade da Região Metropolitana de Campinas, a comissão provisória do PSD decidiu que o partido disputará a sucessão municipal com uma chapa “puro-sangue”, composta pelo professor Alberto Rizzoni e o médico Élcio Hirano, pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Eles pretendem apresentar um projeto alternativo para o município, que tem cerca de 57 mil habitantes, baseado na ética, na utilização inteligente dos recursos públicos e na eficiência administrativa.

Durante a campanha a chapa vai reforçar suas diferenças em relação aos grupos que dominam o cenário político local há 20 anos. “Temos grandes chances de vencer com um grupo novo, formado por pessoas capacitadas. Queremos fazer uma gestão eficiente, um governo técnico e ético. Jaguariúna tem um bom orçamento, que é de cerca de R$ 480 milhões por ano. Falta um governo para fazer as coisas funcionarem”, explica Rizzoni, que disputará uma eleição pela primeira vez.

Formado em Biologia pela PUC de Campinas, o pré-candidato a prefeito também é pedagogo, fez pós-graduação em Gestão Pública na Unicamp e atualmente trabalha como diretor de uma escola estadual da cidade. Entre as prioridades do seu plano de governo, destaca ações que pretende adotar na área da segurança pública, como a melhoria da infraestrutura da Polícia Municipal e a solicitação da ampliação dos efetivos das polícias Militar e Civil, por meio de recursos conquistados junto ao Governo do Estado.

Além disso, quer implantar projetos que afastem os jovens da criminalidade. “A segurança afeta tudo, mexe com as outras áreas, como a saúde, a qualidade de vida da população e o lazer. Precisamos tirar a juventude das ruas, oferecer empregos aos jovens e prevenir o uso de drogas”, ressalta Rizzoni.

O pré-candidato a prefeito não poupa elogios ao seu companheiro de chapa, Élcio Hirano, que ajudará, principalmente, na ampliação do serviço médico oferecido à população, com a reestruturação das unidades básicas de saúde e o aumento do número de profissionais. “O doutor Élcio é médico há 28 anos. Atualmente faz parte do corpo clínico e docente do Hospital das Clínicas da Unicamp. Ele foi escolhido por ter uma história aqui na saúde da cidade e ser uma pessoa muito querida pelos seus pacientes”, afirma Rizzoni.

Outras bandeiras da eventual gestão do PSD serão a defesa de mais investimentos no setor educacional, sobretudo na inclusão de pessoas com deficiência, e o fomento ao turismo industrial (Jaguariúna abriga as sedes de empresas como Ambev e Motorola).