Encontro foi organizado pelo PSD Mulher, coordenado por Alda Marco Antonio (foto) com o objetivo de debater o planejamento para as eleições deste ano e a campanha partidária para ampliar a participação feminina na política.

Alda - PSD Mulher - Ribeirão PiresDezenas de lideranças e militantes do PSD de Ribeirão Pires debateram, na noite desta quinta-feira (10), propostas a serem incorporadas no Programa de Governo que o partido levará à sociedade nas eleições de outubro. Os presentes fizeram suas sugestões por meio de um questionário e fazendo uso do microfone. E uma das principais preocupações demonstradas foi com as políticas de apoio às mulheres.

O Encontro de Ribeirão Pires foi organizado pelo PSD Mulher com o objetivo de debater o planejamento para as eleições deste ano e a campanha partidária para ampliar a participação feminina na política. A coordenação do evento ficou a cargo de Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher, que estava ao lado do dirigente municipal do partido, Gerson Constantino.

Simone Marinho, moradora de Ribeirão Pires, abordou a necessidade de tornar mais efetiva a Lei Maria da Penha, que prevê punição aos homens que praticam violência contra as mulheres. Alda respondeu que esse tipo de agressão deve ser combatido logo em seu início. “As vítimas não podem ficar quietas. A violência não é um assunto restrito às famílias. É da sociedade. E, para a Lei Maria da Penha funcionar, é preciso de uma sociedade alerta”, concluiu.

Daniela Garcia pediu atenção à políticas que garantam participação igualitária da mulher no mercado de trabalho. Alda afirmou que ainda existem situações em que as mulheres ganham menos para desempenhar as mesmas funções que os homens, assim como têm dificuldades de ascensão profissional por causa de possibilidades de gravidez. “Mas as mulheres são fortes e estão ocupando mais espaços.”

Alda enfatizou que essas questões reforçam a necessidade de as mulheres terem atuação forte na política. E afirmou que essa participação terá mais ressonância se for feita dentro de estruturas partidárias. “A via mais produtiva é por meio dos partidos políticos.”

A dirigente nacional do PSD Mulher relatou sua experiência na criação das delegacias exclusivas das mulheres, na década de 80, para reforçar a ideia de que a participação feminina seja feita nos partidos e busque participar da representação popular. “Partido político é para discutir o que os filiados propõem. O PSD abriu suas portas para as mulheres. Venha, mulher, discutir, trazer suas mensagens para o nosso partido”, afirmou Alda.

Pré-candidatura de Gilberto Kassab

No último dia 31, o PSD anunciou as pré-candidaturas de Gilberto Kassab ao Governo do Estado e de Alda para vice-governadora, e tem realizado encontros regionais em todo o Estado para colher contribuições para o programa de governo a ser apresentado à sociedade durante o processo eleitoral.

Alda afirmou que chegou a hora de o Estado de São Paulo dar um basta na continuidade. “Democracia pressupõe alternância no poder. É com essa alternância que conseguimos arejar as ideias, trazer novas formas de encarar os problemas e de elaborar soluções.”

Por isso, Alda tem certeza de que é o momento de o PSD levar ao Governo do Estado a mesma eficiência que demonstrou na administração Kassab na Prefeitura de São Paulo. “O PSD é um partido moderno, que tem novas ideias. E que tem o privilégio de ter um dirigente preparado como Kassab, pronto para governar”, afirmou.