Flavio Augusto da Silva, o Flavinho, teve a ficha de inscrição validada pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab

Flavinho assina ficha de filiação ao PSD ao lado do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.

O escritor, comunicador e missionário católico Flavio Augusto da Silva, o Flavinho, deputado federal pela região de São José dos Campos entre 2015 e 2019, se filiou ao PSD nesta quarta-feira (21). A ficha de inscrição no partido foi validada pelo presidente nacional, Gilberto Kassab. Flavinho chega ao PSD em processo de debate contínuo da sigla e fortalecimento naquela região do Estado de São Paulo com vistas a atividades neste ano e 2022, quando haverá eleições para o Congresso Nacional, Assembleia Legislativa, governo do Estado e presidência da República.

“Sem dúvida, o PSD vive um momento de crescimento. Assumimos o protagonismo nas eleições municipais com candidatura própria ao Executivo, pela primeira vez e sem coligação, e com 32 candidatos a vereador”, afirmou Renata Paiva, presidente municipal do PSD. “A partir de agora já trabalhamos em um planejamento para o projeto 2022.”

O vereador Zé Luís, um dos primeiros filiados ao PSD no Vale do Paraíba, destacou o papel de Flavinho para a região. “Ficamos muito contentes com a chegada dele, porque tem o perfil que se encaixa nas ideias do partido. Combativo, equilibrado e com muitos serviços prestados a São José e região”, disse.

Renata Paiva pontuou que o projeto partidário para o próximo ano começa a se organizar. “O PSD se fortalece muito com a filiação do Flavinho, pois além de ser uma grande liderança, com experiência no legislativo nacional, sempre pautado na ética e na ajuda ao próximo, pactua dos mesmos ideais nossos, que é a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e com oportunidades para todos. A partir de agora, com o projeto 2022 definido com pré-candidatos a deputado federal e deputado estadual, trabalharemos para que o partido cresça e se fortaleça na região”, disse.

São José dos Campos e sua região metropolitana compreendem um centro urbano de relevância, com indústrias e centros de pesquisa em tecnologia e produção nos ramos automobilístico e mecânico, entre outros setores. Em São José estão instaladas unidades da Embraer e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O novo integrante do PSD destacou a importância econômica da região e também a necessidade de representação do público católico no Congresso. “A defesa de princípios e valores éticos, morais e religiosos demanda representação”, afirmou. E pontuou que o PSD tem sintonia com esses valores, expressos no seu estatuto. “Trata-se de um partido de empenho em questões sociais, fundamental em um país com tantas desigualdades, e que também tem um conjunto de propostas de enfrentamento a questões econômicas e uma questão fundamental, que sempre defendi, a busca pela meritocracia”, afirmou.

Ele destacou o diálogo existente no PSD, citou parlamentares da bancada federal com os quais tem afinidade – Joaquim Passarinho (PA), Hugo Leal (RJ) e Francisco Jr. (GO) – e ressaltou que inicia com a sigla a construção de um projeto que visa as próximas eleições.

“Em 2018, por uma questão familiar, houve a decisão de não disputar as eleições, mas segui acompanhando o processo político, além de seguir minhas atividades como missionário católico e evangelizador. Agora retomamos atuação no processo político e partidário pelo PSD”, explicou. O parlamentar lembrou ainda a importância de representação da população católica no Senado Federal.

São José, com mais de 800 mil habitantes, e seu entorno também se destacam pela importância para os católicos brasileiros, já que nela estão a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida e a sede da emissora católica Canção Nova. Da região também faz parte o município de Guaratinguetá, local de nascimento de Frei Galvão e sede do santuário dedicado ao santo.

Para Gilberto Kassab, a filiação de Flavinho agrega ao partido experiência e liderança e reafirma a presença de lideranças e representantes qualificados para a discussão e proposição de políticas públicas. “É muito importante contarmos agora com o Flavinho, com vistas a este ano e ao próximo, e o PSD reúne quadros qualificados e empenhados na busca por soluções desta e das diferentes outras regiões do País”, afirmou. “Os desafios são muito expressivos, e com trabalho e debate qualificado o PSD traz contribuições para o País”, disse.

Nascido em Guaratinguetá (SP), em 1971, Flavinho exerceu mandato federal entre 2015 e 2019 pelo PSB – eleito com mais de 90 mil votos –, e foi integrante de diferentes estruturas na Câmara dos Deputados, como as Comissões de Seguridade Social e Família, Direitos Humanos e Família, Direitos da Pessoa Idosa e Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática. Ressalta a defesa da família e de princípios cristãos na Câmara e o enfrentamento a tentativas de combate à fé católica e seus valores morais.

Casado com Ana Lúcia e pai de cinco filhos, atua como músico, pregador, escritor e conferencista internacional. Apresentador de televisão e empresário, é autor dos livros “O Segredo da Vida Conjugal” e “Vencendo seus Medos”, pelas editoras Palavra e Prece e Canção Nova. Seus lançamentos mais recentes são o livro “Homens de Valor – o desafio de ser um Homem segundo o Coração de Deus” e o álbum “Reinflama”, ambos lançados pela Canção Nova.