Jornalista Ivy Farias ensinou técnicas para lideranças femininas que vão concorrer à Câmara Municipal de São Paulo

Curso ministrado pela jornalista Ivy Farias ( no canto superior, à esquerda) fortaleceu confiança das lideranças femininas

 

Fortalecer a confiança das lideranças femininas e ajudá-las a expressar suas bandeiras políticas de maneira objetiva e autêntica na disputa pelo voto nas eleições de novembro próximo. Esses foram os principais objetivos do curso Oratória para pré-candidatas do PSD Mulher da cidade de São Paulo, organizado pela coordenadora do núcleo feminino do partido, Alda Marco Antonio, e ministrado durante o mês de setembro pela jornalista Ivy Farias.

O curso reuniu 27 candidatas do PSD ao Legislativo da capital paulista, que participaram de dez treinamentos. “Quando a Alda Marco Antonio me falou sobre um treinamento de oratória pensei que este deveria ser diferente dos que tinha feito até então: o objetivo era preparar mulheres para atuarem como políticas usando sua própria voz da melhor forma possível”, explica a jornalista.

Durante as aulas, Ivy ofereceu dicas de postura, respiração e autoconhecimento; falou sobre dinâmicas de debates eleitorais e apresentação de plataformas; além de abordar temas como o manterrupting (termo em inglês utilizado para descrever a situação em que o homem interrompe a mulher de maneira frequente e desnecessária). “As mulheres enfrentam questões comuns no seu dia a dia como interrupções de fala. Um estudo da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, demonstra que as mulheres são interrompidas 2,1 vezes mais por homens em conversas de até três minutos. Na política, porém, este quadro é ainda mais acentuado, pois as mulheres representam 15% do parlamento”, destaca Ivy.

Ainda de acordo com a jornalista, a falta de confiança e autoconhecimento são os maiores erros que podem ser cometidos durante uma campanha eleitoral. “Antes de tudo, uma candidata tem que confiar em si mesma e entender que ela é política e faz política. Se ela não tem ciência disso, como vai pedir e conseguir votos?.”

CURRÍCULO

Formada na Faculdade Cásper Líbero — tradicional instituição de ensino de Comunicação Social da capital paulista — Ivy trabalhou no noticiário radiofônico estatal A Voz do Brasil e acumulou passagens por redações de veículos da grande imprensa, entre eles a Folha de S.Paulo e o Estado de S.Paulo. Trabalhou como correspondente internacional em Nova York, Paris e Genebra e também participou da elaboração do projeto editorial da revista Rolling Stone, publicação especializada em música e cultura pop.

Cursou a Escola de Governo, projeto dos professores Fabio Konder Comparato e Maria Victoria Benevides conveniado com a USP, e formou-se em Processo Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi aluna especial de Direito na USP e atualmente cursa Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie.