Candidato do PSD destacou que população foi privada da discussão sobre propostas para a cidade. A Vale TV alegou que decisão foi tomada em função da pandemia de covid-19

 

O candidato do PSD em Barretos, Rafael Dutra

 

Em Barretos, município de cerca de 122 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo, o candidato a prefeito pelo PSD, Raphael Dutra, criticou o adiamento do debate que a Vale TV realizaria na noite desta quarta-feira (21). Segundo Dutra, a iniciativa foi influenciada por grupos políticos locais que não estão interessados em discutir os problemas do município. Para o candidato, apesar de ter anunciado que pretendia somente adiar o encontro, a emissora não vai mais realizar os dois debates previstos entre os concorrentes à Prefeitura.

A Vale TV, que ainda não divulgou uma nova data para o debate, alegou que a decisão foi tomada em função dos cuidados necessários para o combate à covid-19. No início de outubro, os 18 municípios que compõem a Divisão Regional de Saúde de Barretos regrediram da fase amarela (flexibilização) do Plano São Paulo para a laranja (controle). “Eles alegam que é por causa da pandemia, que Barretos está na fase laranja. Mas isso não é justificativa porque a ata definiu que só iria ao debate o candidato e mais um representante. Iria ter espaçamento, uso de máscara e álcool em gel e o candidato só poderia tirar a máscara na hora de se manifestar ou perguntar”, destacou Dutra.

O candidato do PSD lamentou ter perdido a oportunidade de apresentar seu plano de gestão, construído com a participação da comunidade, dos candidatos a vereador pelo partido e do seu vice na chapa majoritária, o tenente-coronel Valdeci Silva Junior, também filiado à sigla. “Esse ocorrido é lamentável. Grupos políticos da cidade querendo nos calar, cerceando nosso direito de expressão e o da população de ouvir os candidatos, maculando a democracia. É uma mancha que vai ficar aqui na história de Barretos, como tantas outras que tivemos no passado”, afirmou Dutra.