Como deputada e secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento, a parlamentar do PSD implantou iniciativas como o Centro de Convivência Dia do Idoso (foto), em Itu, e a Semana Estadual de Adoção.
rita passos - centro dia do idoso

Rita Passos participa do 8º aniversário do Centro de Convivência Dia para o Idoso

Cerca de 20% da população brasileira já é constituída de pessoas com 60 anos ou mais e a tendência, segundo as estatísticas, é que este percentual continue crescendo nos próximos anos. Por isso, torna-se cada vez mais necessário o investimento público em iniciativas que visem oferecer mais qualidade de vida a essa faixa etária. Um exemplo nesse sentido é o Centro Dia do Idoso, projeto criado pela deputada estadual Rita Passos, do PSD, quando comandou a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), no governo paulista.

Desenvolvido inicialmente em Itu, no interior do Estado de São Paulo, o Centro Dia do Idoso é um projeto de acolhimento a pessoas semidependentes, em decorrência de problemas causados pelo envelhecimento. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas por meio de atividades relacionadas à arte, cultura e lazer, interação social e cuidados com a saúde.

O projeto foi implantado entre 2009 e 2010, avançando para outros pontos do Estado a partir da experiência inicial em Itu. Os resultados, lembra a deputada Rita Passos, foram bastante positivos: “Foi verificado que os idosos que participavam do Centro recuperavam a autoestima e, consequentemente, ficavam mais felizes, mais dispostos”.

Rita Passos - adoção

A deputada participa de evento da Semana Estadual do Idoso

Como deputada, ela também elaborou a lei que instituiu a “Semana Estadual da Adoção” em São Paulo, que tem por finalidade promover o tema por meio da realização de palestras e seminários. Até o ano passado, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), havia 30 mil cadastros de pretendentes a adoção e 5 mil crianças aguardando para serem adotadas. A maior parte dessas crianças são afrodescendentes, têm mais de 5 anos ou pertencem a grupos de irmãos ou são crianças com necessidades especiais. Ou seja, estão fora do perfil mais requisitado pelos pretendentes.

Com a Semana Estadual da Adoção, o tema ganha visibilidade e o debate sobre o assunto traz a esperança de levar o esclarecimento necessário para mudar o perfil da adoção.

Para saber mais sobre as atividades da deputada Rita Passos, acesse www.ritapassos.com.br