Foram 25.825 casos de roubos no Estado no mês passado, ante 22.931 em julho de 2013, alta de 12,6%. A capital puxou o aumento, registrando duas de cada três ocorrências de roubo no Estado, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
Policiais da Operação Delegada

Policiais da Operação Delegada

 

Estatísticas divulgadas nesta segunda-feira (25) pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) registram o aumento no número de roubos no Estado e na capital de São Paulo pelo 14° mês consecutivo.

Foram 25.825 casos de roubos no Estado no mês passado, ante 22.931 em julho de 2013, o que representa uma alta de 12,6%. A capital mais uma vez puxou o aumento, registrando duas de cada três ocorrências de roubo no Estado: crescimento de 20,2% na comparação entre julho deste ano e julho do ano passado, chegando a 13.689 casos.

De acordo com a reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira (26), a SSP vê os atuais índices com bons olhos, pois afirma haver tendência de desaceleração no aumento desse crime na capital paulista. Em declaração ao jornal, o secretário da Segurança, Fernando Grella, atribuiu essa “desaceleração” às operações de saturação no policiamento promovidas pela Polícia Militar, chamadas de PrevPaz (Política de Prevenção Criminal e Manutenção da Paz e da Ordem Pública).

Os dados divulgados nesta segunda apontam o menor aumento de casos de roubos neste ano. Em maio, o crime cresceu 41,9% em relação ao mesmo mês de 2013. Em junho, de 21%, e em julho, de 20,3%, sempre em comparação ao respectivo mês do ano anterior.

Preocupada com o aumento de crimes desse tipo, a gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo fez investimentos em gestão e fiscalização, com uma política de segurança que mostrava a presença do poder público, empenhada em combater o avanço de atividades criminosas.

A Operação Delegada foi a principal ferramenta utilizada para a redução de crimes como roubos, furtos e o comércio de mercadorias irregulares. No convênio entre a Prefeitura de São Paulo e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Operação Delegada colocou mais de 4 mil policiais para atuar nos principais pontos comerciais da cidade. Na região da Rua 25 de Março, a mais movimentada de São Paulo, a operação reduziu os índices de roubo em 59%. Em áreas comerciais da Mooca, Santo Amaro e da Sé, por exemplo, houve queda de 70% na criminalidade.

O combate ao comércio irregular, que vende produtos contrabandeados ou roubados, apresentou resultados expressivos para São Paulo na proteção ao cidadão e aos comerciantes que trabalham regularizados, inclusive vendedores ambulantes. Somente em 2012, último ano da gestão Kassab, foram apreendidos mais de 13,8 milhões de itens, cerca de 1,15 milhão por mês.

Esses resultados foram obtidos com o apoio de um amplo sistema de monitoramento, que, durante a gestão Kassab, passou a integrar câmeras de diversos setores da administração pública. Na época em que foi iniciado o processo de compartilhamento de informações, São Paulo contava com 3.856 câmeras externas, divididas entre a Central de Zeladoria da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Guarda Civil Metropolitana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação e Polícia Militar.