Deputado federal pelo PSD-SP criticou o governo do Estado pela falta de planejamento no que se refere à construção de novos reservatórios e pela inexistência de incentivos e investimentos aos municípios do sistema.
Deputado Roberto Santiago (SP) - Foto: Assessoria

Deputado Roberto Santiago (SP) – Foto: Assessoria

O deputado Roberto Santiago (SP), vice-líder do PSD, participou, na sexta-feira (25), do manifesto Salvem o Cantareira – Água para todos, realizado na cidade de Piracaia, em um dos braços que formam o reservatório Jaguari/Jacarei, o maior do sistema Cantareira. A ação, encabeçada pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade e chamar atenção do poder público sobre a crise hídrica e seus riscos econômicos.

Durante o manifesto, Santiago criticou o governo do Estado pela falta de planejamento no que se refere à construção de novos reservatórios, tendo em vista que os atuais – que encontram-se escassos – foram criados há décadas para atender uma demanda populacional que já não condiz com a atual, e, principalmente, pela inexistência de incentivos e investimentos aos municípios do sistema Cantareira, que apesar de serem explorados por suas águas, não receberam, ao longo dos anos, a atenção merecida.

“Nossas cidades enfrentam sérias dificuldades econômicas pela falta de investimento do governo e das companhias de abastecimento, que se utilizam dos nossos recursos para se enriquecer, enquanto ficamos a mercê do esquecimento. Não podemos contar com registros climáticos, a chuva não vai suprir essa preocupante crise hídrica”, alertou.

Durante o evento, foi entregue um documento elaborado pelo conselho fiscal do consórcio alertando a sociedade sobre a crise provocada pela escassez hídrica, ressaltando que a água é um bem finito e possui valor econômico, ao mesmo tempo, propondo soluções a curto, médio e longo prazo, quanto aos efeitos dos eventos extremos.

O deputado Guilherme Campos (SP), ex-líder do PSD, também participou do evento.