Há um ano e dois meses, município administrado pelo prefeito Anderson Farias (PSD) mantém a liderança em levantamentos feitos pelo instituto Indsat

Guarda municipal, policial civil e policiais militares analisam imagens das câmeras inteligentes

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Campos

A política de segurança pública e o trabalho realizado pela Guarda Civil Municipal em São José dos Campos — município administrado pelo prefeito Anderson Farias (PSD) — mantiveram as melhores avaliações entre as cidades de grande porte do Estado de São Paulo analisadas pelo instituto Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat). O estudo levou em consideração dados referentes ao terceiro trimestre deste ano em 15 municípios paulistas com mais de 500 mil habitantes. Há um ano e dois meses, São José dos Campos mantém a liderança no ranking.

No mais recente levantamento, a cidade do Vale do Paraíba governada pelo PSD, que tem cerca de 737 mil habitantes, conquistou 605 pontos e ficou acima da pontuação média atribuída ao serviço, que foi de 554 pontos. Na avaliação da GCM, São José dos Campos recebeu nota 646, superando em 39 pontos a média.

Desde 2017, a cidade é administrada pelo partido. Antes de Anderson Farias assumir o cargo, em abril último, o município foi governado por Felicio Ramuth, candidato a vice-governador do Estado na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Entre as principais iniciativas para o combate à criminalidade estão o programa São José Unida e a implantação do Centro de Segurança e Inteligência (CSI).

A prefeitura está ampliando o monitoramento em tempo integral feito pelo CSI, que recebeu mais 186 câmeras, 50 portais eletrônicos e duas centrais para forças de segurança. Ao todo, o centro tem aproximadamente 1.200 câmeras.

Em 2022, a administração municipal contratou 60 guardas civis, que passaram por seis meses de treinamento e já estão trabalhando. Atualmente, a corporação tem 382 oficiais.