Criado na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, ele é o único do Brasil e já atendeu 9.700 cães e gatos em um ano de funcionamento.

Mal amanhece o dia e uma grande fila se forma no número 3 da rua Carlos Zagotti, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo. Na fila, cães, gatos e seus donos em busca de atendimento veterinário gratuito no primeiro e único hospital público veterinário do Brasil. Um funcionário do hospital passa pela fila, avalia cada animal e distribui as senhas. Os casos mais graves e de bichos de pessoas que fazem parte do Bolsa Família ou do Renda Mínima têm prioridade.

Assim começa o dia no Hospital Público Veterinário Tatuapé, aberto em julho de 2012, graças a uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – São Paulo (Anclivepa-SP) e ao empenho do então prefeito Gilberto Kassab (PSD) e do vereador Roberto Tripoli (PV).

Em um ano de funcionamento, o hospital já atendeu a pelo menos 9.700 animais, cães e gatos com prontuários cadastrados. O coordenador do Núcleo de Cirurgia Geral, Daniel Herreira Jarrouge, conta que o número, contudo, é muito maior, já que não são contabilizados os animais que passaram por ali e não foram registrados, casos daqueles que não são de São Paulo mas que tiveram atendimento de emergência e receberam medicação. Veja aqui.

No total, entre equipe de apoio e veterinários, são 120 funcionários que trabalham no hospital. Eles atendem entre 30 a 35 novos casos por dia e fazem 500 cirurgias por mês, além dos procedimentos agendados – exames de raios-x, ultrassom e eletrocardiografia –, as consultas marcadas e todos os cuidados dispensados aos animais internados e outros em tratamento de quimioterapia.

Quem já teve seu animal atendido no hospital só tem elogios a fazer.

É o caso do agente de segurança patrimonial Mário Oliveira. Ele está com a boxer Laica há sete anos. A cadela foi diagnosticada com um tumor de mama e o tratamento em clínica particular era inviável financeiramente. Na busca por tratamento, Mário descobriu o hospital público pela internet. Laica passou por três cirurgias para a retirada do tumor e agora está fazendo apenas curativos. Veja os elogios que Mario faz ao hospital.

A dona de casa Elisabete de Oliveira Ferreira levou o gato Chaninho, de 13 anos, para tratamento do hospital. Ele contraiu câncer e a evolução da doença já o deixou cego de um olho. Agora, Chaninho faz quimioterapia para reduzir o tamanho do tumor. Só assim poderá ser submetido a cirurgia para a retirada e tratamento para que não fique cego também do outro olho. “Eu amo muito o Chaninho e tenho obrigação de cuidar dele até o fim”, diz Elisabete. “Aqui é um hospital que cuida muito bem dos animaizinhos, desde as enfermeiras até os veterinários, são todos muito bons”.

O montador de móveis Maurílio Alves não se cansa de elogiar o atendimento que Lana, uma cadela de 12 anos, recebeu no hospital veterinário. Ela sofreu cirurgia para a retirada de um tumor no baço, de inacreditáveis seis quilos. Ficou internada três dias e estava pronta para voltar para casa quando seu dono foi visitá-la. Descobriu que ela teria alta para continuar o tratamento em casa. Veja como ele ficou feliz da vida.

Os veterinários do Hospital Público também salvaram Mel, de dois anos. Ela deu cria a um filhote, mas tinha outros dois sem vida no útero, o que causou uma séria infecção. Andreia Cristina dos Santos confessa que ficou arrasada quando soube dos prognósticos dos veterinários. Veja aqui.

O Hospital Público Veterinário Tatuapé fica na rua Professor Carlos Zagotis, 3. Os telefones: 2667-7795 e 2667-7804.