Município do interior paulista administrado pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD) ocupa o primeiro lugar no Mapa da Gestão Fiscal dos Municípios Brasileiros, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

O prefeito Helinho Zanatta e o vice Thiago Silva

Administrada pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD), a cidade de São Pedro, no interior paulista, é uma das melhores do Brasil em gestão fiscal, segundo o Mapa da Gestão Fiscal dos Municípios Brasileiros elaborado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Divulgado nesta quinta-feira (31), o estudo é uma espécie de radiografia dos municípios baseada em dados oficiais declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Dividem o topo do ranking com São Pedro os municípios Gavião Peixoto (SP), Costa Rica (MS) e Alvorada (TO). A íntegra do levantamento pode ser conferida aqui.

São Pedro, que tem população estimada em 35 mil habitantes, registrou nota máxima (1.0) em todos os itens avaliados: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. Para elaborar o estudo, foram analisados dados de 5.337 municípios.

A partir do cálculo do chamado Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) foram estabelecidos quatro conceitos: gestão de excelência, para resultados superiores a 0,8; boa gestão, para resultados entre 0,6 e 0,8; gestão em dificuldade, para resultados entre 0,4 e 0,6; e gestão crítica, para resultados inferiores a 0,4.

Para Helinho Zanatta, que está no segundo mandato à frente da Prefeitura e exerce o cargo desde 2013, os dados refletem ações de sua gestão focadas na austeridade. “Mudamos a forma de gestão, enxugamos a máquina (o número de secretarias passou de 16 para 5 a partir de 2013) e também instituímos o PDV – Programa de Demissão Voluntária, além de ter diminuído o número de comissionados”, disse o prefeito.

Os resultados obtidos agora confirmam outros apontados em levantamentos anteriores da Firjan. Em 2016, São Pedro foi a cidade com a melhor gestão fiscal no Estado e a terceira no país. Em 2017, a segunda no Estado e a quinta no país.