Pré-candidata à reeleição, prefeita do PSD faz balanço das conquistas do seu primeiro mandato no município do interior paulista, que tem como pilares a infraestrutura, a educação e a saúde

A prefeita de Nova Granada, Tânia Yugar

 

Mais novo reforço no quadro de lideranças do PSD no interior paulista, a prefeita de Nova Granada, Tânia Yugar, garantiu uma série de avanços para o município desde 2017, quando iniciou sua gestão. Entre as obras realizadas pela administração para a melhoria da infraestrutura da cidade — que fica no extremo Norte do Estado de São Paulo e tem cerca de 21 mil habitantes — destaca-se a reconstrução de pontes como a da área rural da avenida 7 de Setembro, medida que atendeu a uma antiga demanda da população.

Em Nova Granada, as principais atividades agrícolas são os cultivos de laranja e cana-de-açúcar. “Nós temos 380 quilômetros de estradas rurais. Sempre visito todas para ver em que pé estão as coisas. O agro é o que sustenta o Brasil e é o que nos sustenta também”, afirma a prefeita, que é pré-candidata à reeleição em 2020.

Quando assumiu o cargo, ela herdou uma cidade com muitas ruas danificadas. Desde então, realizou um programa de tapa-buracos e já recuperou, com recursos provenientes de convênios estaduais e federais, mais de 40 vias, o equivalente a uma área de 42 mil metros quadrados.

Outra realização da gestão de Tânia foi a instalação de rede de esgoto e o asfaltamento no distrito de Onda Branca, onde a comunidade era prejudicada há décadas pela falta de saneamento e pavimentação.

A prefeita também firmou convênio com o Governo do Estado para a realização em Nova Granada do programa Cidade Legal, que possibilitou a regularização de imóveis em bairros antigos. Ainda nesta gestão, Tânia pretende recapear o antigo Distrito Industrial e construir um novo distrito.

Educação

No setor educacional, a prefeita cita a implantação de um polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que oferece cursos gratuitos de Engenharia de Produção, Pedagogia, Matemática, Letras e Engenharia de Computação. Além disso, a administração investiu na capacitação de professores por meio do evento anual Boas Práticas na Educação.

A atual gestão zerou a fila de espera por vagas em creches e reativou escolas infantis nos três distritos do município. A Prefeitura ainda pretende implantar escolas em período integral na cidade. “Nossa principal ideia é construir uma educação básica de qualidade e oferecer cursos profissionalizantes para que os jovens sejam capacitados para o mercado de trabalho”, ressalta a prefeita.

Saúde

No setor de saúde, a administração renovou a frota de ambulâncias e ativou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), que passou a ter uma equipe própria. A cidade já conta com uma Santa Casa Filantrópica, Pronto Atendimento 24 horas e duas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). A prefeita ainda pretende inaugurar outra unidade do programa e um Centro Odontológico.

História e filiação

Tânia Yugar é médica, tem 57 anos e estreou no cenário político nas eleições de 2016, quando foi eleita com 9.059 votos. Com o apoio do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e do vice-prefeito de São José do Rio Preto, Eleuses Paiva, assinou a ficha de filiação à sigla em outubro último.

Ela decidiu migrar do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para o PSD por acreditar que é necessário defender posições mais moderadas no atual cenário político, marcado pela polarização da sociedade e por manifestações radicais da direita e da esquerda. “Não gosto de extremismos, sou contra. Gosto de ser centrada, ouvir as partes e ajudar. É esse o caminho, é o perfil do brasileiro, que não gosta de brigar, mas de construir. O radicalismo inibe a visão global das coisas”, explica a prefeita, que preside a Comissão Provisória do PSD no município.