Prefeito Caio Aoqui (PSD) vai conceder incentivos fiscais para empresas e investir em parcerias com o Sebrae para estimular o desenvolvimento econômico no município do interior paulista

O prefeito Caio Aoqui: “Precisamos acreditar que a gente pode se desenvolver”

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tupã

Incentivos fiscais para empresas, parcerias com o Sebrae e obras para a melhoria da infraestrutura de Tupã, município de cerca de 65 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. Essas são algumas medidas que compõem o plano de ação criado pela gestão do prefeito Caio Aoqui (PSD) para estimular o turismo e promover o desenvolvimento econômico na cidade. Os projetos foram anunciados em evento realizado na última quinta-feira (19) no Salão Kaikan, que reuniu autoridades municipais, representantes de órgãos que atuam no setor turístico e dirigentes do Sebrae.

O plano estabelece que, a partir de 1 de janeiro de 2023, será reduzida a alíquota do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) para o setor hoteleiro e empresas que realizam passeios, viagens e excursões. A redução será de 5% para 2%. Profissionais que atuam em outras áreas, como serviços de informática, gráficas e produção de conteúdos em áudio e vídeo também serão contemplados. A partir do dia 23 de janeiro do próximo ano, o benefício valerá para planejamento, organização e administração de feiras, bufês, exposições, congressos, festas e recepções.

Caio anunciou, ainda, a implantação do Ambiente de Inovação e Tecnologia, que funcionará na Praça do Estádio. Ele ressaltou a importância da união entre o poder público e a população para o desenvolvimento econômico. “Precisamos acreditar e lutar pela nossa cidade e não atacar pedras, desacreditar, desmotivar, isso não leva a lugar nenhum. Nós precisamos acreditar que a gente pode se desenvolver”, destacou o prefeito.

Durante o evento, o vice-prefeito de Tupã, Renan Pontelli, falou sobre a construção do Microdistrito Industrial, área que receberá investimento de R$ 2,4 milhões e vai reunir as atividades de 80 empreendedores locais. “Essa união e dedicação conjunta tem sido fundamental e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para fortalecer nossa economia e o nosso turismo”, disse Pontelli.

Obras e desenvolvimento

O secretário municipal de Gabinete e Turismo, Duda Gimenez, prestou contas dos recursos liberados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), do Governo do Estado. Gimenez elencou as obras que atualmente está sendo executadas com a verba, entre elas a revitalização do Country Clube e a ciclovia na avenida Marechal do Ar Eduardo Gomes. Outras obras ainda serão iniciadas, como a revitalização da Praça da Bandeira, as melhorias no Museu do Tropeiro e a reforma do Museu de Varpa.

A gerente regional do Sebrae de Marília, Juliana Lisboa, elogiou a parceria entre Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Tupã (Acit), Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e a prefeitura, que possibilitou a instalação e a manutenção do posto Sebrae Aqui. Somente no ano passado, os funcionários do posto realizaram cerca de oito mil atendimentos e capacitaram 200 empresários nas áreas de tecnologia e inovação. Juliana também anunciou a parceria firmada entre a administração municipal e o projeto Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, que, ainda este ano, vai capacitar mais de mil crianças no curso de Educação Empreendedora.