Trabalho realizado pelo prefeito Caio Aoqui (PSD) manteve infestação da doença sob controle no município do interior paulista

 

Fiscais visitaram 1.141 imóveis entre os dias 18 e 24 do mês passado.

 

Em Tupã, município de cerca de 65 mil habitantes do interior paulista, o trabalho realizado pela gestão do prefeito Caio Aoqui (PSD) conseguiu reduzir o número de focos do mosquito Aedes Aegyti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e manter a infestação da doença sob controle. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde registram diminuição no Levantamento Rápido de Índices por Aedes aegypti (LIRAa), entre outubro de 2018 e outubro de 2019.

O Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, visitou 1.141 imóveis entre os dias 18 e 24 do mês passado. Nesse período, foram encontrados 23 focos do mosquito em 21 imóveis, o que representa um índice de infestação de 1.9. No ano passado, no mesmo período, o índice chegou a 5.8.

O prefeito elogiou o empenho de todos os servidores envolvidos nas ações contra a dengue e destacou que tem intensificado o combate à proliferação do Aedes aegypti não só nos imóveis particulares, mas em áreas públicas. “A administração pública tem que dar o exemplo. Por isso, desde junho estamos realizando uma verdadeira força-tarefa de limpeza, manutenção e eliminação de criadouros nos espaços públicos. Estamos fazendo nossa parte e precisamos do apoio da população para evitar que a dengue volte a fazer novas vítimas em Tupã.”

Aoqui assumiu a Prefeitura no fim de maio, após a cassação de José Ricardo Raymundo (PV), que teve como principal justificativa a omissão do poder público diante da maior epidemia de dengue da história do município. Somente entre janeiro e julho deste ano, foram cerca de seis mil casos e seis mortes.