Avanço da vacinação e queda no número de casos de covid-19 motivaram a medida adotada pelo prefeito Caio Aoqui (PSD)

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tupã

 

Em Tupã, município de 65 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo, o prefeito Caio Aoqui (PSD) revogou nesta terça-feira (21) a obrigatoriedade da utilização de máscaras em ambientes fechados, estabelecida pelo decreto municipal 9.545/2022. O uso do item continua sendo obrigatório em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público.

A iniciativa do prefeito foi baseada em orientações do Comitê de Combate ao Coronavírus, que levou em consideração a queda no número de casos e de quadros graves de covid-19. De acordo com a administração municipal, no dia 27 de maio, 150 moradores testaram positivo para a doença. No boletim divulgado nesta terça-feira, o total de novos casos caiu para 44.

Em texto divulgado no site da prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que “a população estará cada vez mais segura se houver continuidade no reforço imunológico e participação massiva nas novas etapas de vacinação”. Ainda segundo a secretaria, Tupã registrou 19.070 casos desde o início da pandemia. Desse total, 299 pacientes morreram em função da doença. Outros 258 aguardam o resultado de exames laboratoriais.

A Unidade Covid continua atendendo pacientes sintomáticos, de segunda-feira a sexta, das 7h às 19h. Além do atendimento de enfermagem, os profissionais que trabalham na unidade realizam testes rápidos para a detecção da doença.