Projeto da prefeitura vai melhorar as condições de vida de cinco mil famílias do bairro Pimentas. "Garantir moradia digna para nossa população é uma das prioridades de nossa gestão”, destaca o prefeito Guti (PSD)

Gestão do prefeito Guti (PSD) vai implementar outras melhorias no bairro, como um projeto de arborização, áreas de lazer, iluminação pública e redes de dados móveis

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos

Em Guarulhos — município de 1,4 milhão de habitantes da Grande São Paulo — a gestão do prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, iniciou um projeto de reurbanização e regularização fundiária que, nos próximos dois anos, vai garantir melhores condições de vida para cerca de cinco mil famílias do bairro Pimentas. Os serviços serão executados em área da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) na região do sítio São Francisco, em parceria com o governo estadual. “Garantir moradia digna para nossa população é uma das prioridades de nossa gestão. Graças ao bom relacionamento com o Estado, vamos proporcionar essa revitalização em uma região que tanto precisa de novas moradias e infraestrutura”, afirma Guti.

Do total de famílias beneficiadas, 1.300 serão retiradas das proximidades de um córrego afluente do rio Paraty-Mirim para um local onde a prefeitura e o governo estadual vão construir moradias. O córrego será canalizado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), dentro da programação de atividades de recuperação da área de preservação permanente da região. Além de construir unidades habitacionais e promover a regularização fundiária no bairro, a prefeitura vai implementar outras melhorias, como um projeto de arborização, áreas de lazer, iluminação pública e redes de dados móveis.

Os moradores pagarão a tarifa social de água da Sabesp, ou seja, R$ 20,42 para um consumo mínimo, ante R$ 65,44 da tarifa residencial cobrada na cidade. “Esta é mais uma importante iniciativa da administração municipal, que constantemente busca firmar parcerias com os governos estadual e federal para melhorar a qualidade de vida da população de Guarulhos”, destaca o secretário municipal de Governo, Edmilson Americano.

Como consequência do reassentamento das famílias e da desocupação da área de preservação, a prefeitura prevê uma restauração, em médio prazo, da vegetação degradada e a recuperação do curso d’ água do rio Paraty-Mirim.