O SISEM congrega e articula o setor museológico em cada região administrativa

 

O prefeito João Dado

 

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulgou a lista dos eleitos para as Representações Regionais para o biênio 2020-2022. E Votuporanga, administrada por João Dado, do PSD, foi eleita como suplente da Região Administrativa de São José do Rio Preto. Será representada pela servidora Marinês da Silva Manhani de Lima, da Secretaria da Cultura e Turismo.

A eleição foi realizada de forma online, entre os dias 21 de setembro e 2 de outubro. Foram eleitos 31 representantes regionais titulares e 30 suplentes. Os representantes regionais atuam no debate sobre os objetivos estratégicos para o setor museológico paulista e na mobilização e articulação das diferentes regiões do Estado.

O Sistema Estadual de Museus congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado. Em seu último mapeamento, realizado no ano de 2010, foram listadas 415 instituições museológicas públicas e privadas, distribuídas em 190 municípios do Estado.

O SISEM-SP se estrutura em torno de premissas de parceria e responsabilidades compartilhadas, em que as ações previstas para cada região administrativa são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. Ao todo, o sistema atua em cinco linhas de ação principais: articulação, apoio técnico, comunicação, formação e fomento.