O ministro Gilberto Kassab esteve neste fim de semana em Guararapes e Itapeva para explicar o programa de inclusão social do governo. Antenas serão instaladas em poucas semanas

 

O ministro Gilberto Kassab explica o programa Internet para Todos em Itapeva

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou neste final de semana o programa Internet para Todos a prefeitos das regiões de Itapeva e Guararapes, no interior de São Paulo. Kassab esteve em Guararapes no sábado (27) e em Itapeva no domingo (28) para se reunir com dezenas de prefeitos, vereadores e lideranças políticas para apresentar os detalhes do maior programa de inclusão social do governo federal.

De acordo com o ministro, “o Internet para Todos é uma iniciativa extraordinária, que vai beneficiar milhões de brasileiros. A implantação é rápida e imediata. As cidades que participarão do piloto terão em poucas semanas as antenas instaladas e a conectividade realizada e as demais a partir de dois a três meses terão banda larga nas localidades que hoje não tem”.

Kassab explicou que a iniciativa tem o objetivo de conectar milhares de localidades em todo o país sem acesso à rede mundial de computadores. Para isso, usará a capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017. Por meio de convênios com os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, a conexão do equipamento também será usada para monitoramento de fronteiras, conexão de escolas públicas, postos de saúde e hospitais.

 

Em Guararapes, Kassab incentivou os prefeitos a participarem do programa, que não terá custo aos municípios.

 

Em Guararapes, Kassab incentivou os prefeitos a participarem do programa, que não terá custo aos municípios. “O que deveria ser pago já foi com o lançamento do satélite. Só nos últimos 18 meses, o governo pagou cerca de R$ 3 bilhões de reais.”

Para as cidades, basta enviar um ofício revelando o interesse em participar do Internet para Todos, indicar o bairro ou distritos que ainda não têm banda larga e definir uma área para a instalação da antena. “A segurança desta pequena área caberá à prefeitura, o custo irrisório da energia elétrica desse equipamento e a isenção do ISS das atividades ligadas ao programa. Portanto, praticamente sem qualquer custo ao município”, explicou o ministro.

Na reunião de domingo, em Itapeva, estiveram prefeitos do Sudoeste do Estado de São Paulo. Durante a apresentação, o ministro anunciou que a cidade será um dos municípios incluídos no projeto-piloto da iniciativa. “Aqui em Itapeva há um distrito com 5 mil pessoas sem qualquer acesso à internet. Esta situação vai acabar logo, porque será um dos primeiros a serem beneficiados. Em poucas semanas, já instalaremos a antena e a conectividade vai chegar nessa localidade. Nas demais cidades o benefício chegará em dois a três meses”, detalhou.

A agilidade do programa no atendimento às prefeituras se deve pela simplicidade na instalação dos equipamentos e na tramitação desburocratizada. “Além disso, é rápido porque utilizaremos o satélite. Basta colocar uma antena e a localidade já está com a conectividade realizada em postos de saúde, escola, na agricultura e para a população que terá um custo reduzido para usar a internet.”