Lançamento oficial foi feito em Brasília. A partir de agora, qualquer pessoa pode se cadastrar e fazer o curso gratuitamente pela internet.

Evento de lançamento reuniu em Brasília presidentes de diretórios estaduais, deputados e lideranças.

O Espaço Democrático – Fundação para Estudos e Formação Política do PSD – lançou oficialmente nesta terça-feira (29), em Brasília, um projeto inédito: o Curso de Formação Política, gratuito e on-line, que pode ser feito por qualquer pessoa interessada, seja ela filiada e militante do partido ou não.

Paralelamente, foi colocado no ar o site do Espaço Democrático (www.espacodemocratico.org.br), que concentrará as atividades da fundação. Além de informações do próprio curso, trará tudo sobre os debates e eventos que realiza. Em uma área específica, são publicados artigos de autoria de especialistas sobre temas de interesse da sociedade.

Veja, em vídeo, o depoimento de quem participou do lançamento do curso, em Brasília:

O evento de lançamento do Curso de Formação Política, comandado pelo presidente da Fundação Espaço Democrático, ministro da Micro e Pequena Empresa Guilherme Afif, e pelo presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, teve a participação de lideranças do partido em todo o Brasil – presidentes de diretórios estaduais, deputados federais e estaduais, entre outros – e foi acompanhado com transmissão on-line em auditórios montados em Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, São Luís e Vitória.

O presidente do Espaço Democrático, Guilherme Afif, destacou que a fundação é um espaço aberto, que pode e deve receber contribuições também de quem quer colaborar no processo político sem ser filiado ao partido. “Com a contribuição dessas pessoas, de acadêmicos, intelectuais, a fundação se transforma em uma usina de ideias que são passadas ao partido, para que se transformem em ação política”.

Afif, que se declara um grande entusiasta do projeto do curso de ensino à distância, lembra que hoje até mesmo as grandes empresas usam o recurso para treinamento de suas equipes. “Com as modernas tecnologias e as técnicas do ensino à distância a informação chega a cada canto”, diz ele. “E o ensino à distância não é apenas gravar uma palestra e transmitir”.

Segundo o presidente do Espaço Democrático, este é apenas o primeiro dos cursos que a fundação vai oferecer: “Virão outros”, anunciou. “Nós queremos atrair todos, em especial os jovens que hoje gritam e protestam, mas não têm orientação política; seja contra a política, mas conheça o processo político para ter embasamento do que fala”, disse. “Está aí a oportunidade”, concluiu.

Afif: “Queremos atrair especialmente o público jovem”

Para o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o curso é uma importante oportunidade de engajamento para as pessoas. “Sempre defendemos a participação do cidadão na vida política porque este é o caminho para a consolidação das instituições democráticas”, disse. “O curso é um passo neste processo”.

O deputado federal Eduardo Sciarra, presidente do Diretório Estadual do Paraná, disse que este é um projeto que já deu certo porque sentiu “o entusiasmo dos monitores” que participaram do treinamento para o curso em São Paulo, no início de abril. O senador Sérgio Petecão, presidente do Diretório Estadual do Acre, concordou: “O meu sentimento é de que todos estão bastante animados”, disse. “Acredito que estamos aqui cumprindo o compromisso que fizemos quando fundamos o PSD, de oferecer um caminho novo na política brasileira”.

Helenilson Pontes, vice-governador do Pará e presidente do diretório regional do partido, lembrou que o Brasil tem mais de 30 partidos políticos e que “muito do desprestígio da política no Brasil está na falta de identificação de quem é quem; por isso este curso é uma oportunidade única de o PSD marcar a política brasileira, fixando seus valores e seus princípios”. Para Pontes, é com iniciativas assim que o PSD mostra à sociedade brasileira porque é diferente.

O líder da bancada de PSD na Câmara Federal, Moreira Mendes, também presidente do diretório estadual de Rondônia, concorda com o vice-governador do Pará ao apontar que o partido está construindo uma nova ideia: “Sinto no PSD a possibilidade de mudar conceitos, estamos apresentando uma coisa nova, que entusiasma as pessoas”. Para o deputado federal Júlio Cesar, presidente do diretório estadual do Piauí, “o curso é modelo, nenhum outro partido tem uma experiência como esta”.

Rogério Rosso, presidente do diretório do Distrito Federal, destacou a “inovação e criatividade” do PSD ao lançar o Curso de Formação Política. Ele contou que em Brasília “representantes de outros partidos já se inscreveram para o curso”. O diretório mantém, no Distrito Federal, um auditório com capacidade para 80 pessoas que serve às atividades da Fundação Espaço Democrático.

O presidente do Diretório Estadual do Espírito Santo, Max da Mata, vereador em Vitória, disse que o PSD está quebrando um importante estigma: o de que os partidos só procuram as pessoas em época de eleição. “Estamos abrindo uma porta importante para a sociedade de uma maneira geral, mas para o jovem em particular; muitas vezes os jovens só precisam de um convite para participar do processo político”.

Indio da Costa, presidente do Diretório Estadual do Rio de Janeiro, que já formou mais de 5 mil pessoas em cursos presenciais, disse que o sistema de ensino à distância vai permitir formar muito mais gente a um custo bem menor. “Não são mais encontros de um dia, é uma relação permanente”. Ele sugeriu que em todos os programas de televisão do PSD o curso e o site do Espaço Democrático sejam divulgados. “Centenas de pessoas já se cadastraram só por conta do último programa e agora vamos divulgar o curso nas escolas e universidades”.

O presidente estadual do Ceará, Almircy Pinto, lembrou que o PSD foi o primeiro partido do qual ele participou do processo de formação, desde o recolhimento de assinaturas para apoiamento. “Nunca me senti tão entusiasmado com a oportunidade de fazer o que eu gosto”, disse. “É um partido moderno, e o Curso de Formação Política só comprova isso; estou fazendo o curso, já fiz quatro aulas”.

Santa Catarina é o Estado que registrou o terceiro maior número de matrículas prévias para o Curso de Formação Política. O presidente do diretório regional, Gelson Merisio, comemorou: “O curso é um sucesso em nosso Estado e caminhamos rapidamente para ocupar o primeiro lugar em número de matrículas”, previu.

Kassab e Afif: Espaço Democrático terá outros cursos no futuro

Cláudio Trinchão, pré-candidato a deputado federal e presidente do partido no Maranhão, contou que participou no treinamento de monitores em São Paulo e ficou impressionado com a estrutura não só do partido, como do Espaço Democrático. “Há um conceito importante por trás de tudo isso, uma coisa que não é comum no cenário político-partidário do Brasil”. Trinchão, que tem no PSD sua primeira experiência político-partidária, disse que a legenda tem rumo definido e oferece conscientização política às pessoas, o que não se encontra hoje. “Eu estou fazendo o curso e estou bem impressionado com a didática e o conteúdo”.

A ideia do curso de ensino à distância parece muito acertada, apesar da falta de cultura no País a este modelo, acredita o presidente do Diretório Estadual de Goiás, Vilmar Rocha, que é vice-presidente do Espaço Democrático. “É um modelo eficiente”, define ele, que participou das reuniões que debateram o projeto.

Antônio João, presidente do Diretório Estadual do Mato Grosso do Sul, acredita que o curso é uma ideia genial, que “vai dar um resultado excepcional”. Opinião parecida com a de Eider Pena Pestana, presidente do partido no Amapá. “O curso traz a sociedade para dentro do partido, que passa a ter vida orgânica”, diz.  José Paulo Dornelles Cairoli, do Rio Grande do Sul, enfatizou que o PSD tem um jeito diferente de fazer política. “Tenho conversado com lideranças, entidades de classe, e vejo que ações como a do curso são muito diferenciadas dentro do processo político”.

Kassab destacou a presença, no evento, de Jorge Araújo Filho, do PSD Novas Gerações em Sergipe. Ele contou que partido está crescendo de maneira consistente no Estado. Nas eleições municipais, o PSD elegeu o maior número de prefeitos no Estado e já tem a segunda maior bancada de deputados na Assembleia Legislativa. Jorge, que já participou de outras agremiações partidárias, disse que nunca viu a preocupação que o PSD está tendo: “Já conclui o curso e achei impressionante a didática”.

Inscrições – O curso tem carga total de 20 horas, divididas em quatro módulos. Utiliza técnicas inovadoras de ensino à distância, com ferramentas de última geração e conteúdo de alta qualidade, desenvolvido por cientistas políticos. O fio condutor é a história de personagens que vivem em uma cidade fictícia, onde cenas do cotidiano são reproduzidas para ressaltar a importância da atividade política. No contexto da história desta cidade fictícia são apresentados, por exemplo, conceitos sobre teoria política e uma breve história da política brasileira – nossas Constituições e a história dos partidos políticos, entre outros temas.

Os participantes poderão acessar as aulas do computador, smartphone ou tablet, a qualquer hora, de acordo com sua disponibilidade de tempo. Como antecipou o presidente do Espaço Democrático, Guilherme Afif, “há um quadro acadêmico que estará sempre pronto a solucionar as dúvidas dos alunos” – os orientadores de conteúdo são os cientistas políticos Rubens Figueiredo e Rogério Schmitt. No final, e depois de uma avaliação de aprendizado, será conferido um certificado de conclusão ao participante.

A inscrição para o curso deve ser feita no site da Fundação Espaço Democrático (clique aqui para fazer).

 

O Espaço Democrático – Fundação para Estudos e Formação Política do PSD – lançou nesta terça-feira (29), em Brasília, o Curso de Formação Política, gratuito e on-line, com a participação do presidente do partido, o ex-prefeito Gilberto Kassab, e do presidente do Espaço Democrático, ministro Guilherme Afif. Evento teve a presença de presidentes de diretórios, deputados federais e estaduais e lideranças.

Veja o que a mídia publicou sobre o assunto:

Surgiu: PSD lança em Brasília curso de formação política pela internet

Top News: PSD lança curso de formação política pela internet

No minuto.com: PSD promove curso online de formação política

Correio do Estado: PSD lança curso de formação política

Bahia Econômica:  PSD lança curso de formação política online

Blog do Bronca: PSD lança curso online de Formação Política

Blog do Eliel Bezerra: : PSD lança curso online de Formação Política