![Pixabay](https://psd.org.br/wp-content/uploads/2025/02/Pixabay-23.jpg)
Avaliação apontou que 75,2% dos estudantes do 2º ano da Rede Municipal são considerados “leitores iniciantes” e “leitores fluentes”
Edição Scriptum com Prefeitura de Jaú
A avaliação de Fluência Leitora, aplicada entre 18 de novembro e 6 de dezembro de 2024, em 1.092 dos 1.114 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Jaú, revelou um avanço significativo na capacidade de leitura dos estudantes do município de 138 mil habitantes administrado por Ivan Cassaro (PSD).
A avaliação, que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal, e do Programa Alfabetiza Juntos SP, do governo estadual), visa a monitorar e aprimorar o processo de alfabetização das crianças.
A avaliação apontou que 75,2% dos estudantes do 2º ano da Rede Municipal são considerados “leitores iniciantes” e “leitores fluentes”, um aumento de mais de 10% em relação a 2023, quando o índice foi de 65%. Esse crescimento evidencia a evolução positiva no desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos.
Dentre as escolas que se destacaram, a EMEF Profª Alvarina Bizarro Souza obteve o resultado mais expressivo, com 93,2% dos alunos classificados como “leitores iniciantes” e “leitores fluentes”.
A EMEF Caetano Perlatti também apresentou um grande avanço, com aumento de 23% no número de alunos considerados “leitores iniciantes” e “leitores fluentes” (de 64% em 2023 para 87% em 2024).
Esses resultados refletem o trabalho dedicado dos professores e o investimento da rede municipal de Jaú na promoção da leitura e da escrita dos alunos de nossa cidade.