Redação Scriptum com g1
O prefeito reeleito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), garantiu que vai continuar priorizando o setor educacional no município de 697 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Ele falou sobre seus planos para o segundo mandato em entrevista concedida à TV Vanguarda, emissora regional afiliada à Rede Globo. “Educação é a minha prioridade, disso eu não abro mão de forma alguma, de continuar investindo na educação. Não só do ponto de vista financeiro, é muito mais do que isso, são os valores que vamos levar para as nossas escolas e em todas as áreas”, destacou o prefeito reeleito. Anderson venceu a eleição realizada neste domingo (27) com 196,4 mil votos (58,26% dos votos válidos). Ele derrotou Eduardo Cury (PL), que obteve 140,7 mil votos (41,74%), de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre as principais bandeiras de campanha defendidas por Anderson estão a construção do Hospital da Mulher, o lançamento de uma licitação para um novo modelo de transporte com ônibus elétricos e a criação de uma ronda ostensiva municipal. Mesmo sendo reeleito, Anderson disse que dará início a um processo de transição, que será coordenado pelo vice-prefeito eleito da cidade, Coronel Wilker (MDB). “Os desafios são vários. Se não tiver desafio, a gente cria desafios para poder melhorar e continuar avançando. Vou fazer um governo de transição, mesmo sendo reeleito, a exemplo do que já fizemos em 2020. O Wilker vai assumir essa transição, vai ser o coordenador, para que a gente possa ter números, dados. Isso é muito importante para a cidade, principalmente quando a gente fala em planejamento. Os desafios são vários. Nós temos planejamento para todos eles. Vamos construir juntos, eu, o time e cada joseense, uma cidade melhor”, frisou Anderson.
Perfil
O prefeito reeleito tem 49 anos, é casado e pai de três filhos. Em 2020, foi eleito vice-prefeito do município. Ele assumiu a prefeitura em abril de 2022, após a renúncia de Felicio Ramuth (PSD), que deixou a administração municipal para concorrer ao cargo de vice-governador de São Paulo na chapa do governador Tarcísio de Freitas.