A cidade de Ribeirão Preto não dispunha de um terminal de ônibus desde a desativação dos terminais Carlos Gomes e Antônio Ache, em 1999 e 2000, respectivamente. Porém, desde o último dia 15 de junho, os usuários do transporte público da cidade estão utilizando o novo módulo principal do Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig, entregue pela prefeita Dárcy Vera (PSD) e que deve atender cerca de 30 mil passageiros por dia. O novo terminal fica na avenida Jerônimo Gonçalves.
O módulo principal possui área de 8 mil m², 4 plataformas, 8 pontos de ônibus, para 22 linhas, capacidade para 18 ônibus simultaneamente. O espaço ainda dispõe de sanitários públicos, fraldário, sala de emissão e recarga de cartões eletrônicos de transporte, sala de espera climatizada, sala do Centro de Controle Operacional – CCO, sala de Circuito Fechado de Televisão – CFTV, sala de segurança/apoio administrativo operacional e refeitório para motoristas, fiscais e demais empregados, lanchonete, paraciclos e pátio para a frota em espera. O terminal conta ainda com quatro PMV – Painéis de Mensagens Variáveis – para informação dos horários das linhas em tempo real e o Circuito Fechado de Televisão – CFTV – para garantir a segurança de passageiros e motoristas através de 31 câmeras.
Outro diferencial é o sistema instalado na cobertura do terminal, que possibilitará o aproveitamento da água da chuva. Essa água ficará em um reservatório com capacidade para 108 mil litros de água, será filtrada e clorada e depois usada para a lavagem das calçadas e pátios do local.
“Estamos reativando os terminais. E isso é fundamental. Com os terminais, os passageiros não tomam sol, não tomam chuva. Podem se sentar para esperar o ônibus. Têm infraestrutura para se locomover diariamente, quando vão ao trabalho”, disse a prefeita Dárcy Vera, em artigo sobre a obra.
Passarão pelo terminal as seguintes linhas: 306-Jardim Marchesi, 406-Jardim Maria da Graça, 106-Delboux, 206-Vila Virgínia, 370-Jardim Recreio, 606-Fazenda Experimental, 236-São José/Adão do Carmo, 103-Iguatemi, 130-Fórum, 203-Ribeirânia, 503-Recreio das Acácias, 403-Jardim Manoel Penna, 204-City Ribeirão, 147-Monte Alegre/Jardim Irajá, 148-Ipiranga/Santa Cruz, 603-Jardim Juliana, 630-Parque São Sebastião, 104-Jardim Canadá, 305-Jardim Nova Aliança, 315-Campos Elíseos/Bonfim, 105-RibeirãoShopping, 205-Jardim João Rossi.
As linhas noturnas Sul, Sudoeste, Oeste, Noroeste, Norte, Nordeste, Leste e Sudeste, também terão pontos de parada no terminal.
O terminal recebeu o nome Dra. Evangelina de Carvalho Passig, uma homenagem à primeira mulher a ocupar um cargo de vereadora em Ribeirão Preto, no período de 1952 a 1955. Evangelina fundou o programa “Sopa dos Pobres”, para atendimento à população carente na cidade. Casou-se duas vezes e teve três filhos, dois no primeiro casamento e um no segundo. Ela faleceu em Ribeirão Preto em 27 de agosto de 1973.
A neta da Dra. Evangelina, Valéria Pujol e a bisneta Renata Pujol Tardelli, estavam presentes na inauguração do terminal.