Módulo principal inaugurado pela prefeita Dárcy Vera possui área de 8 mil m², 4 plataformas, 8 pontos de ônibus, para 22 linhas, capacidade para 18 ônibus simultaneamente.
No módulo principal do terminal devem ser atendidos 30 mil usuários por dia

No módulo principal do terminal devem ser atendidos 30 mil usuários por dia

A cidade de Ribeirão Preto não dispunha de um terminal de ônibus desde a desativação dos terminais Carlos Gomes e Antônio Ache, em 1999 e 2000, respectivamente. Porém, desde o último dia 15 de junho, os usuários do transporte público da cidade estão utilizando o novo módulo principal do Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig, entregue pela prefeita Dárcy Vera (PSD) e que deve atender cerca de 30 mil passageiros por dia. O novo terminal fica na avenida Jerônimo Gonçalves.

O módulo principal possui área de 8 mil m², 4 plataformas, 8 pontos de ônibus, para 22 linhas, capacidade para 18 ônibus simultaneamente. O espaço ainda dispõe de sanitários públicos, fraldário, sala de emissão e recarga de cartões eletrônicos de transporte, sala de espera climatizada, sala do Centro de Controle Operacional – CCO, sala de Circuito Fechado de Televisão – CFTV, sala de segurança/apoio administrativo operacional e refeitório para motoristas, fiscais e demais empregados, lanchonete, paraciclos e pátio para a frota em espera. O terminal conta ainda com quatro PMV – Painéis de Mensagens Variáveis – para informação dos horários das linhas em tempo real e o Circuito Fechado de Televisão – CFTV – para garantir a segurança de passageiros e motoristas através de 31 câmeras.

Outro diferencial é o sistema instalado na cobertura do terminal, que possibilitará o aproveitamento da água da chuva. Essa água ficará em um reservatório com capacidade para 108 mil litros de água, será filtrada e clorada e depois usada para a lavagem das calçadas e pátios do local.

“Estamos reativando os terminais. E isso é fundamental. Com os terminais, os passageiros não tomam sol, não tomam chuva. Podem se sentar para esperar o ônibus. Têm infraestrutura para se locomover diariamente, quando vão ao trabalho”, disse a prefeita Dárcy Vera, em artigo sobre a obra.

A prefeita Dárcy Vera inaugura o espaço

A prefeita Dárcy Vera inaugura o espaço

Passarão pelo terminal as seguintes linhas: 306-Jardim Marchesi, 406-Jardim Maria da Graça, 106-Delboux, 206-Vila Virgínia, 370-Jardim Recreio, 606-Fazenda Experimental, 236-São José/Adão do Carmo, 103-Iguatemi, 130-Fórum, 203-Ribeirânia, 503-Recreio das Acácias, 403-Jardim Manoel Penna, 204-City Ribeirão, 147-Monte Alegre/Jardim Irajá, 148-Ipiranga/Santa Cruz, 603-Jardim Juliana, 630-Parque São Sebastião, 104-Jardim Canadá, 305-Jardim Nova Aliança, 315-Campos Elíseos/Bonfim, 105-RibeirãoShopping, 205-Jardim João Rossi.

As linhas noturnas Sul, Sudoeste, Oeste, Noroeste, Norte, Nordeste, Leste e Sudeste, também terão pontos de parada no terminal.

O terminal recebeu o nome Dra. Evangelina de Carvalho Passig, uma homenagem à primeira mulher a ocupar um cargo de vereadora em Ribeirão Preto, no período de 1952 a 1955. Evangelina fundou o programa “Sopa dos Pobres”, para atendimento à população carente na cidade. Casou-se duas vezes e teve três filhos, dois no primeiro casamento e um no segundo. Ela faleceu em Ribeirão Preto em 27 de agosto de 1973.

A neta da Dra. Evangelina, Valéria Pujol e a bisneta Renata Pujol Tardelli, estavam presentes na inauguração do terminal.