Os jovens e adolescentes estudantes da Rede de Ensino do município de 12 a 17 anos farão parte de grupos de formação durante todo o ano.

jovem-promotor-de-saudeA Câmara Municipal do município de Artur Nogueira foi palco do lançamento, na tarde desta terça-feira (21), o Projeto Adolescente Promotor da Saúde pela Prefeitura e pela Secretaria de Saúde. O programa será desenvolvido através do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, com objetivo de formar multiplicadores de ações em qualidade de vida.

A Secretaria de Saúde busca promover um olhar crítico aos jovens para que percebam a importância do cuidado com saúde, além de combater o aumento dos casos de gravidez na adolescência, consumo de álcool, drogas e acidentes de trânsito envolvendo jovens. Também é objetivo do programa fazer com que os entendam o funcionamento da rede de saúde do município, com capacitação para passar conhecimento para a família e comunidade e grupo que ao qual pertence.

A gestora da Saúde Rosana Sellani falou sobre a importância de resgatar agentes multiplicadores e da dedicação das equipes de saúde que preparou o curso para os jovens e adolescentes. “Pedi a eles na apresentação do curso para que não se desestimulem durante a formação, pois foram dias de pesquisas, estudos e organização de aulas para promover educação, porque este é o caminho uma vez que eles são o futuro do nosso município”.

Todo incentivo da Secretaria de Saúde partiu também das escolas da Rede Municipal de Ensino, que convidaram os jovens interessados em participar da capacitação. Responsabilidade e comprometimento foram os critérios de seleção do coordenador Edivaldo Aparecido da Silva, da Escola Estadual José Amaro Rodrigues. “Essa iniciativa é importante para a formação e para que possam buscar informações para orientar outros grupos.”

Walace Santos Pinheiro, de 17 anos, se interessou pela formação através de exemplo de família. “Quero aprender o que é novo para mim e ficar por dentro. Sei da importância dessas questões de saúde porque um primo meu faz Educação Física”

Já para uma menina Maria Geisa de Lima, 14 anos, as questões que serão abordadas terão importância para prevenção. Geisa quer entender melhor sobre gravidez e saúde.

Os jovens e adolescentes estudantes da Rede de Ensino do município de 12 a 17 anos farão parte de grupos de formação durante todo o ano. Serão 12 encontros de a cada três meses. Todas as terças das 14 h às 16h no plenário Vereador Osvaldo Sia da Câmara Municipal com programação de temas para cada encontro. O primeiro grupo projeto foi formado por 26 jovens da E. E. José Amaro Rodrigues e E.E. Profª Magdalena Sanseverino Grosso.

O projeto irá abordar temas como primeiros socorros; apresentação do funcionamento do sistema de saúde; vulnerabilidade (sexualidade, gravidez, DSTs, drogas, álcool, fumo); educação no trânsito; tipos de violência: doméstica, psicológica, física, fatores de proteção e risco; importância do exercício, orientação postural e hábitos de uma alimentação saudável e projeto de vida – profissões e perspectiva frente ao futuro.