Para garantir a qualidade do ensino em Atibaia — no interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Emil Ono (PSD) investiu na reforma de 12 unidades educacionais. Entre os trabalhos realizados estão a substituição de pisos, pintura, reparos nos telhados e manutenção das instalações elétricas e hidráulicas. Ao todo, serão investidos R$ 2.436.214,99.
“As reformas nas escolas e creches municipais são responsáveis por revitalizar e aprimorar a estrutura da rede municipal e têm influência positiva na qualidade do ensino em Atibaia. Proporcionamos benefícios para todos que frequentam as unidades escolares: estudantes, profissionais e comunidade. São investimentos que buscam continuar garantindo uma educação de qualidade para todos, com resultados notáveis para o município, a exemplo do elevado desempenho de Atibaia no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, ressaltou o prefeito.
A Prefeitura está reformando as seguintes unidades educacionais: CEI Diretora Rozana de Lourdes Netto Zani; Creche Comunitária Sonho Meu; EM Professor Waldemar Bastos Buhler; EM Professora Maria José Cintra dos Santos; CEI Nelide Grecco Avanço; EM Nize de Souza Barbosa Paccini; EM Walter Engrácia de Oliveira; EM Prefeito Takao Ono; EM Professora Serafina de Luca Cherfen; EM Professora Rosa Stavale Garcia; EM Diretora Eleonor de Barros; além do Centro de Referência da Educação Prefeito Flávio Callegar. A Secretaria Municipal de Educação pretende investir mais R$ 2 milhões em reformas e reparos que serão feitos em outras 14 unidades de ensino de Atibaia.
As aulas na rede municipal voltaram no dia 20 de julho, com a presença de até 35% dos alunos. Desde o último dia 2, as escolas recebem 50% dos estudantes matriculados em cada classe. A frequência presencial é facultativa e as crianças podem continuar realizando as atividades por meio da plataforma de ensino remoto.
Reconhecimento
A cidade, com população estimada pelo IBGE em 144 mil habitantes, tem se destacado em diversos levantamentos sobre o setor educacional. Atibaia registra o maior percentual no Estado de São Paulo de crianças entre 4 e 5 anos de idade matriculadas na pré-escola, segundo o programa Parcerias Municipais, do governo estadual.
Em 2020, Atibaia obteve nota 7.4, a melhor da história da cidade, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, do Ministério da Educação. O desempenho colocou o município entre os 20 melhores do País no ranking de qualidade de ensino.