Iniciativa da gestão do prefeito Emil Ono (PSD) foi motivada pela campanha Novembro Azul, mas será permanente nas unidades básicas de saúde da cidade

 

 

Redação Scriptum com Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Atibaia

 

Em Atibaia — município de 145 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — as unidades de saúde disponibilizam testes rápidos de PSA para a detecção de alterações na próstata. Os testes foram comprados pela gestão do prefeito Emil Ono (PSD) e são oferecidos aos homens com mais de 40 anos.

A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, promovida mundialmente para conscientizar a população masculina sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata. “Peço aos homens que procurem nossos postos de saúde para fazer o teste. No mês de novembro nós comemoramos a prevenção do câncer de próstata, mas este teste será efetuado nos postos de forma contínua”, destaca Emil Ono.

Em cerca de 5 minutos, o teste identifica a presença da proteína Antígeno Prostático Específico, produzida pelo tecido prostático. Entre as alterações que podem ser identificadas estão a prostatite, a hipertrofia e até o câncer de próstata. O teste requer avaliação complementar de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Grazielle Bertolini, também alertou sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças da próstata. “É importante que os homens tirem o preconceito em relação ao exame clínico. Quanto mais rápido a gente fizer o diagnóstico, mais rápido o tratamento adequado pode trazer resultados. A prevenção é o melhor remédio.”