A gestão do prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza (PSD), iniciou nesta terça-feira (16) uma série de reuniões para orientar os comerciantes do setor gastronômico do município do interior paulista sobre as regras para a retomada das atividades do setor, marcada para o próximo dia 22. Além de adotarem medidas sanitárias para evitar a disseminação do novo coronavírus, os proprietários de bares, restaurantes, docerias e lanchonetes devem respeitar o limite de 30% de ocupação do espaço reservado aos clientes.
As reuniões prosseguem até quinta-feira (18) e serão realizadas em todas as regiões da cidade. A programação completa pode ser conferida aqui.
“O proprietário ou responsável por cada estabelecimento deverá procurar a administração para assinar um termo de responsabilidade. Ele deverá cumprir os protocolos que estamos disponibilizando para que a atividade aconteça em nosso município”, afirmou o prefeito em vídeo postado em suas redes sociais no sábado (13).
Saulo Pedroso explicou que a retomada do setor gastronômico é parte importante do processo de flexibilização das atividades econômicas do município iniciado no dia 27 de abril. Entretanto, ponderou que a medida poderá ser revista, “caso o número de internações cresça e a disponibilidade de leitos seja afetada.”
Ele também comemorou o fato de o Governo do Estado ter criado mais 25 leitos de UTI e 29 leitos de enfermaria em hospitais da região, atendendo a uma reivindicação feita desde o início da pandemia de covid-19. “Isso melhora a nossa capacidade de atendimento e, consequentemente, nos permite ampliar a flexibilização”, ressaltou o prefeito.
Casos
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Atibaia na sexta-feira (12), a cidade, que tem cerca de 142 mil habitantes, registrou 121 casos de covid-19 e cinco mortes provocadas pela doença. Outros 34 pacientes ainda aguardam os resultados de exames laboratoriais.