Decreto publicado pelo prefeito Emil Ono (PSD) mantém uso obrigatório do item de proteção nos serviços médicos do município do interior do Estado de São Paulo

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Atibaia

 

A gestão do prefeito de Atibaia, Emil Ono (PSD), revogou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público do município de 145 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. A medida foi oficializada pelo decreto municipal 10.087, publicado no sábado (10), e segue decisão do governo estadual e da prefeitura da Capital.

De acordo com o documento, a utilização do item de proteção será opcional, mas recomendável. Além disso, “permanece a obrigatoriedade do uso de máscaras, cobrindo o nariz e a boca, em locais destinados à prestação de serviços de saúde”. Segundo o decreto, a recomendação vale especialmente para os grupos considerados vulneráveis à covid-19, entre eles os idosos e as pessoas imunossuprimidas.

A flexibilização do uso de máscaras foi determinada em função das atuais condições epidemiológicas no município. Em balanço produzido no mês de agosto, a prefeitura registrou as sucessivas diminuições das taxas de ocupação de leitos nas redes pública e privada de saúde, que acompanharam a tendência estadual. Saiba mais aqui.

Em março, a prefeitura publicou decreto que também seguia o governo estadual na flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes, exceto no transporte público e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, onde o uso do item continuou obrigatório.