O deputado Ricardo Izar (SP) defende medidas para reduzir o número de atropelamentos, que pode afetar a demografia das populações e a estrutura de comunidades.
Deputado Ricardo Izar (SP) - Foto: Heleno Rezende

Deputado Ricardo Izar (SP) – Foto: Heleno Rezende

As estimativas mostram que mais de 450 milhões de animais selvagens podem estar sendo mortos anualmente em 1,7 milhões de quilômetros de estradas existentes em todo o Brasil. O cálculo é do deputado Ricardo Izar (SP), que defende a necessidade de medidas para reduzir o número de atropelamentos e animais silvestres. Esse é o objetivo do Requerimento 4/15, de sua autoria, propondo a realização de audiência pública sobre o assunto. O documento foi aprovado nesta quarta-feira (18) na Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Segundo Izar, “apenas o fato de construir uma estrada gera impactos na fauna da região, mas de todos os impactos, o atropelamento é o mais evidente, pois pode afetar a demografia das populações e a estrutura de comunidades.”

Para participar do debate, com data ainda a ser definida, serão convidados representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público Federal e de especialista da Universidade Federal de Lavras.