Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia
Para garantir assentos preferenciais aos autistas em Cotia, município de 257 mil habitantes da Grande São Paulo, a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) determinou a afixação de novos adesivos nos ônibus do transporte coletivo. Além dos símbolos para gestantes, idosos, passageiros com crianças de colo, com mobilidade reduzida ou deficiência, os adesivos têm o desenho de um laço com um quebra-cabeça colorido, que identifica pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O prefeito destacou a importância da iniciativa. “Cotia tem caminhado no sentido da inclusão. Fomos a primeira cidade da região a institucionalizar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (CIPTEA) e adotamos diversas ações que visam ao bem-estar desse público e de sua família. Essa adequação no transporte público chega para somar às ações em favor das pessoas com autismo”, afirmou Rogério Franco.
De acordo com o secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Joaquim Brechó, a colocação dos novos adesivos de assento preferencial começou pelas linhas municipais e intermunicipais do transporte alternativo. “Fizemos contato com a concessionária para que promova esse ajuste na indicação de assentos nas linhas municipais em todos os ônibus. Nossos fiscais estão dando todas as orientações necessárias e fazendo o acompanhamento”, explicou o secretário.