Cidade do interior paulista faz parceria escola de arquitetura para melhorar arquitetura, urbanização e gestão. “Projeto pioneiro na história do município”, diz o prefeito André do Neto (PSD)

O prefeito André do Neto

Em Avaí, cidade de 5 mil habitantes próxima a Bauru, no interior de São Paulo, está em andamento um projeto cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores. Nesta semana, a prefeitura do município, comandada por André Luis da Silveira Antonio (PSD), o André do Neto, realizou uma audiência pública para apresentar projetos urbanísticos desenvolvidos por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru para o município.

Com o tema “Repensar o Território como Fermentação Criativa: O Município de Avaí”, o encontro propõe uma reflexão sobre as possibilidades de intervenção na cidade visando à melhoria e à organização da sua arquitetura, urbanização e gestão.

A partir de uma parceria entre o município e Unesp firmada no ano passado, os alunos visitaram bairros de Avaí, se reuniram com agentes políticos e representantes da comunidade e trabalharam na elaboração de projetos de planejamento urbano.

Os estudantes também conheceram as terras indígenas e fizeram análises socioeconômicas da cidade. De acordo com o prefeito André do Neto, os resultados foram expostos à população durante a audiência. “Trata-se de um projeto pioneiro na história de Avaí”, ressalta. Além da questão das áreas verdes locais, no encontro, foram abordados temas como a Feira Municipal, pontos turísticos e proposta de tombamento do acervo do Museu Municipal.

“Avaí, aos poucos, vai se aproximando de parceiros que podem realmente colaborar com o planejamento e o crescimento organizado do município, tanto na estrutura da cidade como nas comunidades indígenas”, contou o prefeito.