Os deputados Goulart e Jefferson Campos (foto), do PSD-SP, participaram de audiência pública em que o ministro Gilberto Kassab falou sobre os programas de sua pasta.
O deputado Goulart (PSD-SP)

Os deputados federais do PSD paulista Goulart e Jefferson Campos participaram na terça-feira (31) da audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que falou sobre os programas da pasta e anunciou a ampliação do programa Minha Casa Minha Vida, cuja fase 3 deverá ser anunciada nos próximos dias, com a contratação de mais três milhões de moradias.

Além dos representantes paulistas do partido, também estavam presentes na audiência deputados do PSD de outros Estados. O principal pedido dos parlamentares foi por medidas que beneficiem municípios com menos de 50 mil habitantes. “As cidades menores se tornam populosas muito rápido e em pouco tempo enfrentam grandes problemas de infraestrutura, saneamento e planejamento urbano. Precisamos que o ministério crie um programa que atenda essas demandas”, comentou o deputado Alexandre Serfiotis (RJ).

Na visão do líder da bancada do PSD na Câmara, deputado Rogério Rosso (DF), os investimentos em infraestrutura são essenciais para a qualidade de vida e para a criação das condições físicas e logísticas para o desenvolvimento econômico, sustentável e social. Para ele, “falar de infraestrutura em um país continental é um desafio permanente”.

O parlamentar destacou a importância do evento, “porque demonstra a forma com que o PSD e, em especial, nosso líder Kassab, trabalha. Ele compartilha com prefeitos, governadores e sociedade não apenas informações, mas decisões. Esse também é o estilo de trabalho do partido”, acrescentou Rosso.

A criação de projetos regionalizados foi defendida pelo deputado Joaquim Passarinho (PA), vice-líder da legenda. “O Minha Casa Minha Vida, por exemplo, mexe com o panorama da Amazônia. Com a implementação de projetos únicos, principalmente na nossa região, florestas são devastadas e ficamos com os problemas. Se tivéssemos um projeto regionalizado, enfrentaríamos menos desafios”, sugeriu Passarinho.

O deputado Heuler Cruvinel (GO) questionou o impacto que o ajuste fiscal proposto pelo governo federal pode trazer ao programa habitacional em 2015. Já o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) indagou se o ministério sofrerá contingenciamento em suas ações e destacou a necessidade do fortalecimento da concorrência entre bancos públicos.

Em resposta, Kassab afirmou que o Minha Casa Minha Vida permanece como prioridade do governo federal e não corre riscos. Segundo ele, a terceira etapa do programa deve ser aperfeiçoada para atender aos pequenos municípios.