O prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta (PSD), assinou uma nova pactuação entre o município e o Estado para que. a partir de abril, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) regional faça a regulação para as internações de vítimas de AVC, infarto e trauma grave diretamente nos hospitais da cidade.
Antes, todo paciente em situação de risco tinha que dar entrada pelo Pronto Socorro ou pelas UPAS, aguardar na fila, até que a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), situada na cidade de São Paulo, autorizasse a internação em Bauru. Desse modo, o procedimento poderia durar horas e até dias. Essa demora, em alguns casos, pode fazer diferença para a vida, sequelas e morte dos pacientes.
Com o novo acordo, o paciente em situação de risco (AVC, infarto e trauma grave), diagnosticado pelo médico do SAMU vai direto para a internação, exames e tratamento. “É uma grande vitória para nossa cidade e para a vida da nossa população. Essa diminuição do tempo para o acolhimento do paciente vai ser fundamental para a vida dele e o seu tratamento”, comemorou Gazzeta.
Dando sequência às ações do Plano de Governo participativo, a Prefeitura também já conseguiu junto ao Ministério da Saúde duas novas UTIs móveis e está finalizando a discussão para a construção do novo Centro de Referência em Urgência, que será erguido no lugar no atual Pronto Socorro Central, para ampliar o número de leitos e dar mais qualidade no atendimento. “Além disso, autorizei a compra de um medicamento chamado ‘trombolítico’ que antes não existia na rede pública de urgência da cidade, mas agora ficará à disposição nas ambulâncias do SAMU, e será usado, se necessário, em vítimas de infarto, ampliando sensivelmente a recuperação dos pacientes, diminuindo as possíveis sequelas e evitando mortes”, disse Gazzetta.
O chefe do Executivo também assinou o início das obras do novo Centro de Diagnóstico que será instalado até o final do ano, anexo ao atual Pronto Socorro Central, para auxiliar com muito mais rapidez as demandas da urgência para diagnóstico de tomografia e raio-x. Esses equipamentos também serão usados para atender aos exames solicitados pelos médicos dos postos de saúde.