
A secretária Cilene Bordezan, a prefeita Suéllem Rosim e o diretor da empresa, Ciro Costa: trabalho deve ser finalizado em um ano
Edição Scriptum com Prefeitura de Bauru
A prefeita Suéllen Rosim (PSD) assinou na segunda-feira (14) a ordem de serviço para o início da elaboração do Plano Diretor de Arborização de Bauru. O trabalho no município de 391 mil habitantes da região Centro-Oeste de São Paulo será executado pela Neofloresta Serviços Ecossistêmicos, empresa vencedora do processo de licitação, e deve ser finalizado em um ano. O documento também foi assinado pela secretária municipal do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Cilene Bordezan, e o diretor executivo da empresa, Ciro Costa.
De acordo com a prefeitura, o Plano Diretor de Arborização Urbana faz parte do programa Bauru + Verde e tem como objetivo qualificar a paisagem e aumentar a resiliência da cidade às mudanças climáticas. A elaboração do plano vai começar com o diagnóstico da arborização urbana, o que inclui o levantamento de informações sobre a quantidade e a qualidade das árvores no município. Antes da conclusão do plano, as propostas apresentadas pela empresa serão discutidas pela população em 13 audiências públicas.
Suéllen explicou o projeto em vídeo publicado nas redes sociais. “Assinamos hoje a ordem de serviço com a empresa que vai ficar responsável por fazer todo esse mapeamento. Será um plano de arborização inteligente, que vai fazer o levantamento de todo o nosso déficit, ou seja, de quais são os locais em que a gente precisa plantar mais árvores, e, ao mesmo tempo, quais seriam as espécies mais adequadas para o nosso município”, afirmou a prefeita.
Ainda segundo a gestora, “é a primeira vez na história em que Bauru faz um plano municipal de arborização, ou seja, que pensamos no futuro para que a gente consiga ter uma cidade mais verde, mais arborizada.”