O coordenador do PSD na região do Alto Tietê e Vale do Paraíba, o ex-prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaiolli, lançou na noite desta quarta-feira (28) o livro Cidade do Saber – Um Jeito Diferente de Pensar e Fazer Educação. Com 22 capítulos distribuídos em 416 páginas, a publicação apresenta os investimentos e os projetos desenvolvidos por ele durante os 8 anos em que esteve à frente da prefeitura.
O evento reuniu cerca de 1 mil pessoas entre autoridades, políticos, lideranças de bairro e representantes da comunidade civil organizada. Entre os convidados estavam autoridades como o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos e o secretário Estadual de Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, que fazem o prefácio e o encerramento do livro. A apresentação da obra é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Também prestigiaram o evento a reitora da UMC, Regina Coeli Bezerra de Melo e o ex-ministro de Educação Renato Janine.
“Não tenho a pretensão, nem a presunção, de afirmar que o conteúdo do livro é o único caminho a ser seguido. Mas sem dúvida, a Educação é o único caminho possível para que tenhamos a verdadeira justiça social”, destaca Bertaiolli, ressaltando que o livro traz informações sobre como obstáculos e desafios foram superados para atingir os objetivos.
Mostra, por exemplo, como a Prefeitura de Mogi das Cruzes conseguiu implantar o Programa de Expansão de Creches/Escolas, que resultou na implantação de 66 unidades em 8 anos, abrindo quase 11 mil vagas em período integral. O sistema que possibilitou a agilidade no processo de licitação e construção, inclusive, foi requisitado pelo Governo do Estado para servir de modelo em razão da praticidade, sem deixar de lado a legalidade.
“Nós fizemos um projeto único para todas as unidades, independentemente do bairro. Assim, conseguimos licitar mais de uma e não precisamos ficar fazendo projeto por projeto”, destaca Bertaiolli, salientando ainda um outro resultado positivo deste processo. “Todas as creches e escolas são absolutamente iguais, independentemente do bairro, porque criança é criança em qualquer lugar. Do centro aos bairros mais distantes até a periferia, todos merecem e precisam ter os mesmos direitos e oportunidades”.
A defesa desta igualdade, aliás, foi o grande mote dos investimentos feitos por Bertaiolli à frente da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Para ele, a Educação tem que ser a grande aliada de todos e não aquela que vai separar quem tem mais oportunidades de quem tem menos. “O holerite do pai ou da mãe não pode definir o futuro de uma criança. Todos precisam ter as mesmas condições, estrutura, aulas, acesso ao conhecimento. A Educação não pode segregar o filho do pobre do filho do rico”.
E foi nesta linha que o ex-prefeito de Mogi das Cruzes e coordenador do PSD implantou o Programa Escola de Tempo Integral. Partindo do zero em 2009, até o final de 2016, quando deixou a Prefeitura Municipal, cerca de 28 mil alunos já estudavam em período integral. Isso representava cerca de 52% do total de 48 mil estudantes matriculados pela Rede Municipal de Educação.
Ao ficar 9 horas por dia sob os cuidados da escola, estas crianças são afastadas das ruas, dos perigos e mazelas trazidos pela violência urbana e criminalidade. “Lugar de criança é na escola e não na rua”, ressalta Bertaiolli, repetindo um mantra que o acompanha deste a campanha de 2008, quando apresentou pela primeira vez o seu Plano de Governo para os mogianos. Depois de quatro anos e sendo reeleeito por mais quatro com mais de 82% de votos, manteve a Educação como prioridade.
Ao todo, Bertaiolli entregou um total de 80 unidades escolares durante o seu governo. Além de creches/escolas, Centros Municipais de Programas Educacionais (Cempres), Escola de Governo, há ainda um novo e moderno prédio para a Secretaria Municipal de Educação refletindo todo o “respeito” que tem com os educadores. “Fizemos um prédio com a mesma qualidade e inovação com que conduzimos todos os projetos da área da Educação”.
Lançamento – Cerca de mil pessoas compareceram no lançamento, entre prefeitos, vereadores, políticos de toda a região do Alto Tietê e Vale do Paraíba, além de lideranças de bairro e representantes de diversos segmentos da sociedade civil e organizada. Agora, o coordenador do PSD transforma o conceito do livro Cidade do Saber – Um Novo Jeito de Pensar e Fazer Educação em palestras. “Como disse, a Educação não é uma obra acabada e nem o livro tem a pretensão de ensinar alguém, mas sim de apresentar caminhos e possibilidades para uma Educação com mais qualidade e justiça social”.