Cidade administrada pelo prefeito Mário Pardini (PSD) conquistou o primeiro lugar no Ranking de Eficiência dos Municípios, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo

O prefeito Mário Pardini: fator determinante no cálculo de eficiência de cada gestão foi a receita per capita de cada cidade

 

Redação Scriptum com Folha de São Paulo

 

Sob a gestão do prefeito Mário Pardini (PSD), Botucatu, na região Centro-Sul do Estado de São Paulo, conquistou o primeiro lugar no Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F), elaborado pelo jornal Folha de S.Paulo e o instituto Datafolha. O estudo analisou 5.276 cidades brasileiras, número que representa 95% do total de municípios do País, levando em consideração o atendimento oferecido pelas prefeituras nas áreas da saúde, educação e saneamento.

Segundo o REM-F, apenas 163 municípios podem ser considerados “eficientes”. Outros 3.591 apresentam “alguma eficiência”, enquanto 1.450 têm “pouca eficiência” e 72 são “ineficientes”. O fator determinante no cálculo de eficiência de cada gestão foi a receita per capita de cada cidade. Quanto mais serviços prestados com menos receita, maior a eficiência.

O ranking utilizou uma escala de 0 a 1. Botucatu, com população estimada pelo IBGE em 145 mil habitantes, obteve nota 0,769.

Pardini comemorou o bom desempenho do município em mensagem publicada nas redes sociais. “Começamos o dia com uma notícia que enche nosso coração de alegria e gratidão. Esse ranking leva em consideração a eficiência na aplicação de recursos nas áreas da saúde, educação e saneamento e mostra que, em Botucatu, cada centavo é bem aplicado em favor da nossa população. Gratidão a Deus por Botucatu ser conhecida em nível nacional”, escreveu o prefeito.

De acordo com o instituto, as 292 cidades que ficaram de fora do levantamento não apresentaram dados consistentes. Mais informações sobre o ranking podem ser conferidas aqui.