Redação Scriptum com Prefeitura de Bertioga
O prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSD), inaugura neste sábado (9), às 18h, a revitalização do Parque dos Tupiniquins, localizado na região central do município de 65 mil habitantes do litoral Norte de São Paulo. O parque foi construído nas proximidades do Forte São João, primeira fortaleza edificada pelos colonizadores portugueses no Brasil, em 1532. Na década de 1940, o forte foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).
Para facilitar o deslocamento de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, a prefeitura construiu passarelas e decks em uma área de 3.500 metros quadrados do parque. A relação de melhorias realizadas no local inclui a instalação de sistema de som, 570 luminárias e de cerca de 20 refletores coloridos, que irão alternar as cores em eventos e comemorações. “O parque está de cara nova, mais acessível e pronto para fomentar ainda mais o turismo em nossa cidade. A acessibilidade agora é uma realidade, beneficiando pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes”, garante Caio Matheus.
A prefeitura também instalou um elevador no piso superior do Forte São João, que está funcionando desde março último. Essa estrutura é uma das exigências para que a fortaleza seja reconhecida como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A reforma do parque integra a primeira fase da reurbanização da orla do Canal de Bertioga. Os serviços foram executados pela Sabino Comércio e Empreiteira, com investimento de R$ 7.195.355,44. Os recursos foram destinados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo (Dadetur).