
O prefeito Danilo Joan
Redação Scriptum com Secretaria de Comunicação e Gestão de Eventos de Cajamar
Administrado pelo prefeito Danilo Joan (PSD), Cajamar é o município menos vulnerável à covid-19 na Região Metropolitana de São Paulo. A informação consta no Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), elaborado pelo instituto Votorantim. O estudo levou em consideração o número de casos e as mortes provocadas pela doença, a estrutura e a organização do sistema de saúde, a economia local e a população vulnerável, além da capacidade fiscal da prefeitura.
Entre os 645 municípios paulistas, Cajamar conquistou a sétima posição. No ranking nacional, ocupa o décimo lugar. A pesquisa reuniu dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS), do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para cada indicador do levantamento foi atribuída uma nota de 0 a 100. Quanto mais alto o valor, maior a vulnerabilidade verificada. Cajamar obteve o índice 36,57. No ano passado e em 2020, as pontuações do município foram de 41,94 e 39,18, respectivamente.
Cajamar tem cerca de 79 mil habitantes e, de acordo com a prefeitura, registrou 8.879 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Desse total, 8.817 pacientes foram curados e 262 morreram em função da doença.