O trabalho do prefeito Danilo Joan (PSD) no combate à covid-19 garantiu o melhor desempenho de Cajamar entre as cidades das sub-regiões Oeste e Norte da Grande São Paulo no Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), realizado pelo Instituto Votorantim. O estudo levou em consideração o número de casos e as mortes provocadas pela doença; a estrutura e a organização do sistema de saúde; a economia local e a população vulnerável; além da capacidade fiscal da Prefeitura. “Nossa missão é cuidar das pessoas e sabemos que é um momento difícil enfrentado por todo o País. Mas esse índice positivo nos traz um fôlego e a esperança de que estamos atuando no rumo certo”, afirmou o prefeito.
Para cada indicador do levantamento, que analisou as 645 cidades paulistas, foi atribuída uma nota de 0 a 100. Quanto mais alto o valor, maior a vulnerabilidade verificada. Cajamar obteve o índice 41,94. “Desde que tivemos os primeiros casos no País, nossa cidade se manteve atenta, acompanhando a situação e planejando as ações. Exemplo disso é que nos antecipamos, tomando medidas importantes como a construção do Hospital de Campanha, o primeiro a ser entregue na Região Metropolitana”, lembrou Danilo Joan.
O prefeito elencou outras medidas adotadas pela administração que contribuíram para o bom desempenho da cidade no ranking.“Tivemos a ampliação dos leitos hospitalares, com maior capacidade na enfermaria e na UTI para tratamento da covid-19. Felizmente, apresentam baixa ocupação. Também investimos na contratação de profissionais da saúde e na compra de insumos e equipamentos de proteção.”
O segundo e o terceiro colocados foram, respectivamente, Barueri (47,06) e Santana de Parnaíba (47,89). O levantamento utilizou dados públicos de diferentes fontes, entre elas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).
Casos
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira (13), Cajamar, que tem cerca de 79 mil habitantes, registrou 5.368 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Desse total, 5.079 pacientes foram curados e 233 morreram em função da doença.