Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cajamar
Para evitar os transtornos provocados por enchentes em Cajamar — município de cerca de 79 mil habitantes da Grande São Paulo — a gestão do prefeito Danilo Joan (PSD) investe na melhoria da infraestrutura da cidade e em serviços de zeladoria. Entre os trabalhos intensificados pela administração municipal está a limpeza de córregos como o das Tilápias, localizado entre a avenida Bento da Silva Bueno e a rua Antônio Paiva Camelo.
Em vídeo divulgado em suas redes sociais, Danilo Joan fez um balanço das ações da prefeitura. “Dos 54 pontos críticos atingidos pelas fortes chuvas, 30 obras já foram entregues, 11 estão em andamento e 13 vamos iniciar. Estamos acompanhando a limpeza de rios e córregos que está sendo executada na cidade. Este é um trabalho constante que realizamos. Em períodos de chuva, ele deve ser reforçado para impedir inundações e enchentes”, destacou o prefeito.
Segundo Danilo Joan, a prefeitura já retirou “mais de 24 toneladas de pneus, que são os principais causadores da invasão das águas das chuvas, tanto nas rodovias como nas casas e comércios da cidade”. Ainda de acordo com o prefeito, será construída uma nova ponte, na avenida Ribeirão dos Cristais, para inibir as enchentes nesta região. Ele também reforçou o pedido para que a população colabore com a administração “não descartando lixos e entulhos em locais inadequados, para evitar entupimentos de bocas de lobo”.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Raul Lopes, garantiu que todos os córregos do município serão desobstruídos. “Máquinas hidráulicas e agentes públicos trabalham em diversas regiões realizando a retirada de entulhos e outros resíduos”, informou o secretário.