
Crescente desorganização desses fios causa impactos do ponto de vista estético e operacional nos municípios.
Edição Scriptum com Agência Câmara
O acúmulo de cabos aéreos de energia, telefonia, TV e internet que pode ser visto na grande maioria das cidades brasileiras é o tema de audiência pública que a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara promove nesta quarta-feira (11).
O debate atende a pedido do deputado Saulo Pedroso (PSD-SP), segundo quem a crescente desorganização desses fios causa impactos do ponto de vista estético e operacional nos municípios.
“É cada vez mais comum ver fios soltos, enrolados e mal posicionados compondo a paisagem urbana em diversas cidades do país”, critica Pedroso.
Ele acrescenta que, “além do aspecto visual, há frequentes relatos de interrupções nos serviços, riscos de curtos-circuitos, quedas de cabos em vias públicas e dificuldades de fiscalização e manutenção por parte das concessionárias e permissionárias responsáveis”.
Saulo Pedroso destaca a ausência de regras claras sobre fiscalização, ordenamento e responsabilização desses fios. “[A situação] necessita ser vastamente discutida, considerando que os cabos pendentes e caídos se transformam em fatores de risco para transeuntes.”