Projeto do prefeito Lucas Sia (PSD) monitora pontos estratégicos do município do interior do Estado de São Paulo. Prefeitura também vai adotar ‘botão de pânico’ no comércio local

 

O prefeito Lucas Sia

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira

 

Para reforçar o combate à criminalidade em Artur Nogueira, a gestão do prefeito Lucas Sia (PSD) instalou 31 câmeras em pontos estratégicos do município do interior do Estado de São Paulo, que tem cerca de 56 mil habitantes. Coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, a iniciativa recebeu um investimento de R$ 650 mil da prefeitura. Do total de câmeras, 14 vão possibilitar o monitoramento do trânsito em tempo real e coibir a prática de crimes como o furto de veículos.

O sistema contará, ainda, com 17 câmeras do modelo Speed Dome, que captam imagens em 360º. “Estamos buscando, em conjunto com outras cidades da Região Metropolitana de Campinas, recursos financeiros que possibilitem a extensão da ‘muralha eletrônica’, seja por meio da aquisição de novas câmeras ou de ferramentas que melhorem o monitoramento”, explica Lucas Sia.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Roberto Daher, “as câmeras vão ampliar a capacidade do Setor de Inteligência da Guarda Municipal e, consequentemente, garantir mais proteção aos moradores, uma vez que elas foram instaladas em pontos que o próprio setor entendeu como críticos”.

 

No total, são 17 câmeras do modelo Speed Dome, que captam imagens em 360º

 

A iniciativa faz parte do Projeto de Monitoramento para a Integração dos Comércios na Segurança Pública, realizado em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Artur Nogueira (Acean). “Uma importante parceria foi estabelecida com o empresariado nogueirense e as câmeras de monitoramento também irão garantir mais segurança nos comércios”, afirma Daher.

Segundo ele, o projeto inclui a implementação de um ‘botão de pânico’ exclusivo para comerciantes, que, em uma eventual ocorrência policial, poderão acionar a Guarda Municipal. “O botão receberá a denominação de ‘Segurança no Comércio’. É importante salientar que a participação de todos, do poder público, do comércio e da população em geral, é necessária para se ter uma segurança pública eficiente”, enfatiza o secretário.