Durante todo o mês o movimento terá ações para chamar a atenção da população para o problema. A campanha é realizada em todo o mundo, em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre. Foto: Paulo Pinto

Ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema acidentes de trânsito e chamar a atenção da população para os altos índices de mortes e feridos no trânsito no País e no mundo. Esse é o propósito do movimento Maio Amarelo – Atenção pela Vida, comemorado em todo o mundo e que foi abraçado novamente, este ano, pelo Ministério das Cidades. Durante todo o mês de maio serão feitas ações em alusão ao movimento.

A cor amarela simboliza atenção, fazendo menção à sinalização de advertência utilizada nas placas de trânsito. A marca do movimento é um laço na cor amarela, escolhido como símbolo da ação para despertar a necessidade de tratar o tema como verdadeira epidemia e, consequentemente, incentivar motoristas e pedestres a adotar comportamento prudente e responsável no trânsito.

O mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre, com a realização da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, lançada em 2013, também é conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima fatal do trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.

Outra referência mundial ao mês é a realização do balanço das ações concretizadas desde que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Os países membros uniram esforços para reduzir em 50% o número de feridos e mortos no trânsito até 2020.

O Maio Amarelo é uma ação semelhante a que acontece em outubro, com o movimento Outubro Rosa em prevenção ao câncer de mama, e em novembro, com o Novembro Azul em prevenção ao câncer de próstata. Nessas ocasiões os monumentos e prédios simbólicos do País recebem iluminação com a cor da respectiva ação.