Município administrado pelo prefeito Mario Botion (PSD) tornou-se o primeiro do País a receber o programa sustentável criado pela empresa Neoenergia Elektro

 

O prefeito Mario Botion (ao centro, de camisa azul) participou da inauguração do novo sistema 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Limeira

 

Localizada em Limeira — município do interior do Estado de São Paulo governado pelo prefeito Mario Botion (PSD) — a Emeief Professor Aldo José Kühl, no Jardim Morro Azul, foi a primeira escola do País selecionada pela empresa Neoenergia Elektro para o Programa de Energia Fotovoltaica. Mantida pela prefeitura, a unidade ganhou uma usina com 56 módulos para captar a energia solar. A medida vai proporcionar uma economia anual de 30%, o equivalente a R$ 27,6 mil, na conta de energia elétrica.

O sistema foi inaugurado na quarta-feira (1º) por Botion e a superintendente de Eficiência Energética da empresa, Ana Christina Mascarenhas. A área de concessão da Neoenergia Elektro, que integra o grupo espanhol Iberdrola, abrange 223 municípios no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. “Estou satisfeito por Limeira ter sido selecionada para receber esse projeto inovador. Não se trata apenas de uma questão econômica, mas essa ação tem caráter pedagógico”, afirma Botion.

Segundo Ana Christina, as concessionárias devem aplicar um percentual mínimo da receita operacional em programas de eficiência energética. O processo é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e está em sintonia com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Número 7, da ONU, que visa ao fornecimento de energia limpa e acessível.

A superintendente observou, ainda, que a cidade foi selecionada para o programa em razão do mercado consumidor e pelo interesse da prefeitura na iniciativa. “Encontramos uma receptividade muito importante aqui em Limeira a esse projeto”, frisou Ana Christina.

A concessionária vai investir R$ 760 mil para implantar a tecnologia fotovoltaica em outras sete escolas de Limeira: Prof. José Justino Castilho, Profª Marcia Ap. Della Coletta Sillmann, Profª Mariana Seleghin Pereira, Profª Maria Paulina Rodrigues Provinciatto, Profª Benedicta de Toledo, José Carvalho Ferreira e Profª. Hilda Maria Cassarotti Hafliger.