
Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência (PcDs), que podem ser física, auditiva, visual, intelectual, múltipla, psicossocial, transtorno do espectro autista, entre outras.
Edição Scriptum com Prefeitura de Caraguatatuba
Na semana entre os dias 25 e 29 de agosto, a gestão do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva (PSD), realiza a Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, que tem como objetivo mobilizar a comunidade para a importância da promoção da saúde, da segurança e da cidadania como estratégias fundamentais para evitar a instalação de deficiências ao longo da vida.
De acordo com o último censo realizado em 2022, o Brasil tem 14,4 milhões (7,3%) de pessoas com deficiência (PcDs), que podem ser física, auditiva, visual, intelectual, múltipla, psicossocial, transtorno do espectro autista, entre outras.
Estima-se que cerca de 70% das deficiências poderiam ser evitadas. Entre as causas mais comuns estão os acidentes domésticos, no trânsito, em mergulhos, por armas de fogo, doenças crônicas, doenças hereditárias e genéticas, doenças pela falta da realização do pré-natal em gestantes e doenças ou acidentes decorrentes do envelhecimento.
A programação do evento busca ampliar o conhecimento da população acerca dos fatores de risco, ao mesmo tempo em que se promove uma cultura de respeito aos direitos das pessoas com deficiência já constituída.
“Nesta semana, queremos reforçar o compromisso do município com a valorização da vida, e estimular a participação comunitária e a intersetorialidade das ações entre as secretarias de Saúde, Educação, Segurança e Mobilidade Urbana e Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, e, desta forma ressaltar que a prevenção das deficiências seja tratada não apenas como responsabilidade individual, mas como prioridade de política pública”, disse Ivy Malerba, secretária da Sepedi.