Município do interior paulista administrado pelo prefeito Caio Aoqui (PSD) teve 65 registros da doença desde o início deste ano, ante 214 casos confirmados nos três primeiros meses de 2020

O prefeito Caio Aoqui

 

Entre 1º de janeiro e o início de março de 2021, o município de Tupã, no interior do Estado de São Paulo, registrou redução de aproximadamente 70% no número de casos confirmados de dengue, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o Departamento Municipal de Endemias e Entomologia, em 2020, foram confirmados 214 casos da doença, ante 65 registros neste ano.

Para conquistar esse resultado, a Prefeitura intensificou o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Segundo a administração, somente no ano passado, a equipe do departamento visitou 16 mil munícipes.

Apesar do resultado positivo, o prefeito Caio Aoqui (PSD) pediu que os munícipes continuem colaborando. Ele destacou algumas medidas que podem ser tomadas para que a doença permaneça sob controle na cidade, com população estimada em 65 mil habitantes.

“Virar garrafas com a boca para baixo, manter caixas d’água, barris e tonéis tampados, limpar calhas e lajes e evitar que apresentem acúmulo de água, encher os vasos de plantas com areia até a borda, entre outras ações simples que podem ser adotadas por todos nós. Por isso, pedimos que toda a população nos ajude a manter o município livre desse mosquito”, frisou o prefeito.

O diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marcos Antônio de Barros, o Marquinho da Dengue, também pediu a colaboração dos moradores de Tupã. “Vale lembrar que os inícios dos anos costumam registrar os maiores índices de chuva, o que faz com que os casos aumentem, por conta da água parada. Nos cinco primeiros dias de março, por exemplo, choveu o equivalente aos 28 dias de fevereiro. Precisamos intensificar os trabalhos das equipes e ter o apoio da população para verificar seus terrenos e eliminar todos os possíveis focos do mosquito.”