
O prefeito Ricardo Silva: número de óbitos na cidade caiu de 21 para 6 de janeiro a junho deste ano em relação ao mesmo período de 2024
Edição Scriptum com Prefeitura de Ribeirão Preto
Administrado pelo prefeito Ricardo Silva (PSD), o município de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, registrou queda de cerca de 50% nos casos de dengue em 2025. De 1 de janeiro a 11 de junho deste ano, foram confirmados 19.643 casos da doença. No mesmo período do ano passado, foram 38.124 registros. O número de óbitos na cidade também apresentou queda, de 21 para 6.
A redução é reflexo do trabalho executado pela Secretaria Municipal de Saúde desde o início deste ano. Entre as iniciativas realizadas pela gestão de Ricardo Silva estão os mutirões semanais de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, as ações de nebulização, as atividades permanentes de conscientização dos moradores e a implantação de um novo protocolo de atendimento aos pacientes.

Prefeitura realizou mutirões semanais de combate ao mosquito transmissor da doença, recolhendo mais de 70 toneladas de materiais inservíveis e mais de 6 mil pneus
Desde o início deste ano, as equipes da secretaria recolheram 71.530 kg de materiais inservíveis e 6.642 pneus, potenciais criadouros do mosquito. “O município estruturou uma resposta rápida, com a integração entre o Departamento de Vigilância em Saúde, a Atenção Primária, as equipes de urgência e os hospitais. Isso fez toda a diferença para reduzirmos a gravidade dos casos e evitarmos mortes”, explica o secretário titular da pasta, Maurício Godinho.
Todas as unidades de saúde do município oferecem atendimento exclusivo para pessoas com suspeita de dengue. Apesar dos avanços, a secretaria continua recomendando aos moradores que eliminem os criadouros do mosquito em suas residências e procurem imediatamente a rede de saúde quando sentirem os primeiros sintomas da doença.